PS

Mulher e irmão de ex-secretário de Estado da Defesa receberam nomeações do Governo

6.174

A mulher de Marcos Perestrello, Sara, é chefe de gabinete da Ministra da Cultura. O irmão, Miguel, é vogal da Movijovem por nomeação do ministro do Trabalho e Segurança Social.

Marcos Perestrello, deputado do PS e ex-secretário de Estado da Defesa.

HUGO AMARAL/OBSERVADOR

Tanto a mulher como o irmão do ex-Secretário de Estado da Defesa e deputado do Partido Socialista Marcos Perestrello desempenham cargos por nomeação governamental. A notícia foi avançada esta segunda-feira pela revista Visão, a que a Sábado deu seguimento. Segundo as publicações, desde novembro de 2018 que Sara Perestrello de Vasconcellos é chefe de gabinete da ministra da Cultura, Graça Fonseca. Antes, em janeiro de 2018, Miguel Perestrello de Vasconcelos fora nomeado pelo ministro do Trabalho e Segurança Social, António Vieira da Silva — em conjunto com o secretário de Estado da Juventude e do Desporto, João Paulo Rebelo — como vogal da direção da Movijovem.

Sara Perestrello de Vasconcellos foi assessora ao secretário de Estado da Proteção Civil, quando Costa era Ministro da Administração Interna, no primeiro governo de José Sócrates. Foi ainda assessora de António Costa enquanto este cumpria funções como ministro da Justiça no segundo governo de António Guterres.

A mulher de Marcos Perestrello passou ainda pela Câmara Municipal de Lisboa, durante a presidência do atual primeiro-ministro, sendo depois nomeada diretora de Lojas e Espaços Cidadão, na Agência para a Modernização Administrativa, antes de se tornar chefe de gabinete de Graça Fonseca. Sara Perestrello de Vasconcellos licenciou-se em gestão de empresas pela Universidade Moderna, obtendo depois um mestrado em Marketing na Universidade Técnica de Lisboa.

Já Miguel Perestrello de Vasconcelos assumiu funções no Turismo de Portugal entre 2005 e 2013, passando depois (em agosto de 2015 e março de 2017) pela Junta de Freguesia de Santa Maria Maior, ao cargo de Miguel Coelho, do Partido Socialista. Como indica a mesma publicação, o currículo do irmão de Marcos Perestrello não foi divulgado com a nota de nomeação para a Movijovem, como é prática corrente.

Marcos Perestrello foi secretário de Estado da Defesa Nacional de Portugal, de 26 de novembro de 2015 a 17 de outubro de 2018. Antes, no governo de José Sócrates, fora secretário de Estado da Defesa Nacional e dos Assuntos do Mar, de 2009 a 2011. Foi eleito pela primeira vez como deputado em 2005, função que retomou após outubro de 2018.

Todos queremos saber mais. E escolher bem.

A vida é feita de escolhas. E as escolhas devem ser informadas.

Há uns meses o Observador fez uma escolha: uma parte dos artigos que publicamos deixariam de ser de acesso totalmente livre. Esses artigos Premium, por regra aqueles onde fazemos um maior investimento editorial e que mais diferenciam o nosso projecto, constituem a base do nosso programa de assinaturas.

Este programa Premium não tolheu o nosso crescimento – arrancámos mesmo 2019 com os melhores resultados de sempre.

Este programa tornou-nos mesmo mais exigentes com o jornalismo que fazemos – um jornalismo que informa e explica, um jornalismo que investiga e incomoda, um jornalismo independente e sem medo. E diferente.

Este programa está a permitir que tenhamos uma nova fonte de receitas e não dependamos apenas da publicidade – porque não há futuro para a imprensa livre se isso não acontecer.

O Observador existe para servir os seus leitores e permitir que mais ar fresco circule no espaço público da nossa democracia. Por isso o Observador também é dos seus leitores e necessita deles, tem de contar com eles. Como subscritores do programa de assinaturas Observador Premium.

Se gosta do Observador, esteja com o Observador. É só escolher a modalidade de assinaturas Premium que mais lhe convier.

Partilhe
Comente
Sugira
Proponha uma correção, sugira uma pista: nviegas@observador.pt

Só mais um passo

1
Registo
2
Pagamento
Sucesso

Detalhes da assinatura

Esta assinatura permite o acesso ilimitado a todos os artigos do Observador na Web e nas Apps. Os assinantes podem aceder aos artigos Premium utilizando até 3 dispositivos por utilizador.

Só mais um passo

1
Registo
2
Pagamento
Sucesso

Detalhes da assinatura

Esta assinatura permite o acesso ilimitado a todos os artigos do Observador na Web e nas Apps. Os assinantes podem aceder aos artigos Premium utilizando até 3 dispositivos por utilizador.

Só mais um passo

Confirme a sua conta

Para completar o seu registo, confirme a sua conta clicando no link do email que acabámos de lhe enviar. (Pode fechar esta janela.)