790kWh poupados com a
i

A opção Dark Mode permite-lhe poupar até 30% de bateria.

Reduza a sua pegada ecológica.
Saiba mais

Entre protestos de Sp. Braga e FC Porto, até Villas-Boas falou do primeiro penálti: "Ridículo"

Este artigo tem mais de 4 anos

Arbitragem de Tiago Martins no Sp. Braga-Benfica motivou queixas de minhotos e não só: FC Porto disse que "foi à claras para toda a gente ver" e Villas-Boas frisou que primeiro penálti foi "ridículo".

Tiago Martins foi alvo de críticas depois do Sp. Braga-Benfica, onde marcou três grandes penalidades (confirmadas pelo VAR)
i

Tiago Martins foi alvo de críticas depois do Sp. Braga-Benfica, onde marcou três grandes penalidades (confirmadas pelo VAR)

Miguel Pereira

Tiago Martins foi alvo de críticas depois do Sp. Braga-Benfica, onde marcou três grandes penalidades (confirmadas pelo VAR)

Miguel Pereira

A goleada do Benfica em Braga pode ter sido um passo decisivo dos encarnados para o título mas a forma como os números foram atingidos motivaram muitos protestos não só dos minhotos, que ficaram praticamente afastados da luta pelo terceiro lugar do Campeonato, mas também do FC Porto, concorrente direto das águias, e o seu ex-treinador André Villas-Boas.

Joga (muito), marca e assiste. Mas a diferença de Pizzi esteve noutro gesto (a crónica do Sp. Braga-Benfica)

“Mais uma jornada, mais uma demonstração da falência da arbitragem em Portugal, da incoerência dos seus critérios e da sua clara interferência na classificação em prol do status quo vigente”, referiram os arsenalistas em comunicado, puxando também o encontro do Sporting com o V. Guimarães nesta jornada. “Este domingo, contra o SL Benfica, assistimos a mais um rol de decisões inacreditáveis em prejuízo do SC Braga. Desde logo, um penálti por assinalar por jogo perigoso com contacto sobre Paulinho (17′). Aos 57′, porém, seria indevidamente marcada grande penalidade a favor do SL Benfica, apesar de não existir falta de Esgaio. Tão instável como o critério técnico foi o critério disciplinar, com João Félix (61′) e Florentino (78′ e 79′) a escaparem a claras infrações merecedoras de segundo cartão amarelo”, acrescentaram sobre o jogo com as águias.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

“Nos momentos de decisão, o SC Braga foi sempre impedido de disputar o terceiro lugar, sendo também flagrante a forma como o nosso competidor direto foi constantemente favorecido, jornada após jornada, para que o topo da tabela refletisse a hierarquia crónica. Há bons árbitros em Portugal, mas há também uma notória incapacidade de renovar o sector e isso exige uma profunda reflexão do Conselho de Arbitragem”, finalizou, visando de novo o Sporting.

Já a conta FC Porto Media no Twitter deixou apenas a frase “Isto foi às claras para toda a gente ver. Tirem as vossas conclusões” a acompanhar um vídeo onde compara as grandes penalidades assinaladas por Tiago Martins a favor do Benfica por falta sobre João Félix e mão de Bruno Viana com dois lances envolvendo Marega e Rúben Semedo no Rio Ave-FC Porto da última sexta-feira, onde Artur Soares Dias considerou que não houve motivo para marcar qualquer grande penalidade.

Mais tarde, a mesma conta criticou também lances que poderiam ter valido o segundo amarelo a João Félix e Florentino Luís. “Quando pelas leis jogo devias terminar com nove mas terminas com 11, como se nada se tivesse passado. E isto nem foi o pior. O pior mesmo é a falta de vergonha que permite que estas coisas aconteçam”, escreveu a conta do FC Porto Media, numa ideia que acabou por merecer um like do guarda-redes dos dragões, Iker Casillas.

Nem André Villas-Boas, antigo treinador dos azuis e brancos que continua sem treinar depois da saída dos chineses do Shanghai SIPG, passou ao lado das principais incidências do encontro, escrevendo na sua conta das redes sociais a palavra “Ridículo” com a imagem do lance entre João Félix e Ricardo Esgaio que originou o golo do empate através de um penálti.

Na conferência de imprensa, Bruno Lage, técnico do Benfica, recusou comentar lances e arbitragens por considerar que é necessário “dar credibilidade a todos os setores”. “Não comento arbitragens, estamos a passar um momento muito difícil no futebol português. Aos treinadores, aos jogadores, aos árbitros, ao VAR, às direções… não podemos criar problemas. Alguns adeptos começam a afastar-se do futebol e tenho medo que alguns clubes deixem de existir. Temos menos gente no futebol e temos de fazer disto a nossa indústria, caso contrário vamos ter meia dúzia de treinadores, de jogadores, de árbitros e de jornalistas. Ficamos todos em perigo”, referiu.

[Clique nas imagens para ver os lances mais contestados do Sp. Braga-Benfica em vídeo]

Assine por 19,74€

Não é só para chegar ao fim deste artigo:

  • Leitura sem limites, em qualquer dispositivo
  • Menos publicidade
  • Desconto na Academia Observador
  • Desconto na revista best-of
  • Newsletter exclusiva
  • Conversas com jornalistas exclusivas
  • Oferta de artigos
  • Participação nos comentários

Apoie agora o jornalismo independente

Ver planos

Oferta limitada

Apoio ao cliente | Já é assinante? Faça logout e inicie sessão na conta com a qual tem uma assinatura

Ofereça este artigo a um amigo

Enquanto assinante, tem para partilhar este mês.

A enviar artigo...

Artigo oferecido com sucesso

Ainda tem para partilhar este mês.

O seu amigo vai receber, nos próximos minutos, um e-mail com uma ligação para ler este artigo gratuitamente.

Ofereça artigos por mês ao ser assinante do Observador

Partilhe os seus artigos preferidos com os seus amigos.
Quem recebe só precisa de iniciar a sessão na conta Observador e poderá ler o artigo, mesmo que não seja assinante.

Este artigo foi-lhe oferecido pelo nosso assinante . Assine o Observador hoje, e tenha acesso ilimitado a todo o nosso conteúdo. Veja aqui as suas opções.

Atingiu o limite de artigos que pode oferecer

Já ofereceu artigos este mês.
A partir de 1 de poderá oferecer mais artigos aos seus amigos.

Aconteceu um erro

Por favor tente mais tarde.

Atenção

Para ler este artigo grátis, registe-se gratuitamente no Observador com o mesmo email com o qual recebeu esta oferta.

Caso já tenha uma conta, faça login aqui.

Assine por 19,74€

Apoie o jornalismo independente

Assinar agora