Os fabricantes de automóveis investem milhões para criarem caixas de comandos manuais. Depois, investem mais uns milhões, em cima dos primeiros, para oferecerem aos seus clientes caixas automáticas, em que não é necessário usar as mãos para desmultiplicar e muito menos para reduzir.

Apesar de todo este investimento, há um condutor que encontrou uma forma de conseguir não usar as mãos e, ainda assim, trocar de mudanças à “vontadinha”. O “artista” vive nas Filipinas e, se é tímido com as mãos, vai longe com os pés, parecendo um verdadeiro Fred Astaire dos automóveis.

Aparentemente, o homem é Giancarlo Dones, apostado em continuar com as mãos 100% dedicadas ao volante, enquanto passa de primeira para 2ª e desta para 3ª e por aí em diante. Não se sabe se Dones se dedica a este jogo de pés para ficar bem na fotografia, ou apenas para ganhar uns segundos entre um semáforo e outro, nas Filipinas.

Em vez de caixas automáticas, de 10 velocidades ou de dupla embraiagem, este homem consegue sozinho resolver este problema de automatismo sem grandes investimentos – mesmo nenhum – e sem incrementar os consumos ou a emissões, problemas que muitas vezes atacam as caixas automáticas. Veja aqui como tudo funciona… com os pés.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR