Depois de cair logo na fase de grupos da edição passada da Liga dos Campeões, ao ficar em terceiro num grupo que incluía Bayern Munique, Ajax e AEK, o Benfica surgiu no sorteio da temporada 2019/20 enquanto único representante português: a eliminação do FC Porto ainda no playoff, às mãos dos russos do Krasnodar, não só deixou os encarnados isolados enquanto portugueses no sorteio da Champions como também garantiu a subida da equipa de Bruno Lage do Pote 3 ao Pote 2, evitando desde logo Real Madrid, Atl. Madrid, Borussia Dortmund, Shakhtar Donetsk, Nápoles, Tottenham e Ajax.

Esta temporada, o Benfica ficou então no Grupo G com o Zenit, o Lyon e o RB Leipzig. O sorteio da fase de grupos da Liga dos Campeões, que decorreu esta quinta-feira no Forum Grimaldi, no Mónaco, ditou ainda um encontro entre Cristiano Ronaldo e João Félix, já que Juventus e Atl. Madrid ficaram ambos no Grupo D — onde também está o Lokomotiv Moscovo de Éder e João Mário. O Benfica estreia-se na Champions no dia 17 de setembro, terça-feira, ao receber os alemães do RB Leipzig. O quadro completo dos grupos é então o seguinte:

Grupo A: PSG (França), Real Madrid (Espanha), Club Brugge (Bélgica), Galatasaray (Turquia)

Grupo B: Bayern Munique (Alemanha), Tottenham (Inglaterra), Olympiacos (Grécia), Estrela Vermelha (Sérvia)

Grupo C: Manchester City (Inglaterra), Shakhtar Donetsk (Ucrânia), Dínamo Zagreb (Croácia), Atalanta (Itália)

Grupo D: Juventus (Itália), Atl. Madrid (Espanha), Bayer Leverkusen (Alemanha), Lokomotiv Moscovo (Rússia)

Grupo E: Liverpool (Inglaterra), Nápoles (Itália), Salzburgo (Áustria), Genk (Bélgica)

Grupo F: Barcelona (Espanha), Borussia Dortmund (Alemanha), Inter Milão (Itália), Slavia Praga (República Checa)

Grupo G: Zenit (Rússia), Benfica, Lyon (França), RB Leipzig (Alemanha)

Grupo H: Chelsea (Inglaterra), Ajax (Holanda), Valencia (Espanha), Lille (França)

De destacar que esta é a 10.ª fase de grupos da Liga dos Campeões consecutiva que o Benfica integra, num registo assinalável que só encontra paralelo no historial do Real Madrid, do Barcelona e do Bayern Munique.