Derrota em Bilbau com o Athletic, empate com o Osasuna, igualdade em Dortmund (com uma exibição de sonho de Ter Stegen), derrota com o Granada. O Barcelona, o todo poderoso Barcelona que parte como candidato a todos os títulos que disputa, chegava ao final de setembro sem uma única vitória na condição de visitante e a quatro pontos da liderança, jogando em Madrid frente ao Getafe em dia de Atlético-Real. À quinta foi de vez e o triunfo apareceu. Ainda assim, falou-se de quase tudo menos desse 2-0 em si que quebrou a malapata.

Sobre o jogo, pouca história: um golo de Luis Suárez a fechar a primeira parte, um golo de Junior Firpo a abrir o segundo tempo e triunfo dos catalães antes de uma importante receção ao Inter a contar para a Champions antes da paragem das competições para compromissos das seleções. A exibição, sem Messi, voltou a não deslumbrar mas, com Ter Stegen de novo em destaque, o conjunto de Ernesto Valverde venceu e espantou alguns fantasmas no dia em que o fantasma mais frequente em Camp Nou nos últimos dois anos voltou a aparecer. 

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Contratado em 2017, Ousmane Dembelé, avançado que veio do B. Dortmund por mais de 100 milhões de euros (mais cláusulas por objetivos) e que chegou a ser descrito pelo presidente do Barça, Josep Maria Bartomeu, como “um jogador melhor do que Neymar”, voltou a ficar de fora por motivos físicos (numa anúncio que aconteceu pouco mais de uma hora antes do jogo começar) e contraiu a oitava lesão desde que assinou pelo clube, num registo bem diferente do que tinha na Alemanha e, antes, nos franceses do Rennes.

Em paralelo, a expulsão de Clément Lenglet, com acumulação de amarelos a menos de dez minutos do final da partida, vai também trazer problemas acrescidos para os catalães, que já não podem contar com o lesionado Umtiti no eixo defensivo e têm agora apenas os jovens Jean-Clair Todibo, contratado no início do ano ao Toulouse, e Moussa Wagué, senegalês que chegou à equipa B dos blaugrana em 2018 vindo dos belgas do Eupen.

Ainda assim, é de outro jogador e de outro golo que se fala: com Ansu Fati de fora por lesão, os adeptos do Barça vibraram com um canto direto da equipa de juniores frente ao Lleida apontado por Nils Mortimer, avançado de 18 anos formado nas escolas do clube após passagens por Sevilha e Málaga que se voltou a destacar esta tarde e que promete ser mais uma pérola feita na La Masia a chegar a curto prazo ao conjunto principal.