Um empate em Madrid e uma derrota em Londres não davam grande margem ao Real Madrid em 2017: o segundo lugar na fase de grupos da Liga dos Campeões, atrás do Tottenham, tornava-se uma inevitabilidade. Também lá estavam nesse pote de não cabeças de série equipas como o Bayern, a Juventus e o Chelsea mas havia um “tubarão” no lago dos pequenos (ou menos grandes) que todos pretendiam evitar. Agora, o cenário repete-se.

Nessa temporada, Ronaldo e companhia começaram por eliminar o PSG com duas vitórias em Madrid (3-1) e em Paris (2-1), seguindo-se um eletrizante duelo com a Juventus que o Real ganhou por 3-0 em Turim com o famoso pontapé de bicicleta do português antes de uma derrota por 3-1 no Santiago Bernabéu com um penálti de CR7 no oitavo minuto de descontos a evitar o escândalo. Nas meias, o Real ganhou em Munique por 2-1 e empatou a segunda mão em casa a dois, vencendo depois a final com o Liverpool por 3-1 que valeu o tricampeonato europeu ao conjunto comandado por Zinedine Zidane, que fechou aí um ciclo com chave de ouro.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Esse será um dos pontos mais interessantes de seguir no sorteio dos oitavos da Champions, com o Real Madrid a poder defrontar cinco adversários de peso: Bayern, Manchester City, Juventus, Liverpool ou RB Leipzig (o PSG esteve no mesmo grupo, Barcelona e Valencia não podem por serem também espanhóis). Na mesma posição está José Mourinho com o seu Tottenham, fugindo a Bayern, Tottenham e Manchester City mas nem muito por onde escolher. Aliás, no plano meramente teórico, existem mais adversários “desejáveis” no pote 1 para as equipas no pote 2 (RB Leipzig e Valencia) do que ao contrário (Atalanta é o clube com menos “peso”).

Assim, a distribuição para o sorteio de segunda-feira ficará ordenada da seguinte forma:

  • Cabeças de série: PSG (França), Bayern, RB Leipzig (Alemanha), Manchester City, Liverpool (Inglaterra), Juventus (Itália), Barcelona, Valencia (Espanha)
  • Não cabeças de série: Real Madrid, Atl. Madrid (Espanha), Tottenham, Chelsea (Inglaterra), Nápoles, Atalanta (Itália), B. Dortmund (Alemanha) e Lyon (França)

A classificação final dos oito grupos da Liga dos Campeões de 2019/20 (que apurou apenas equipas do top 5 das ligas europeias, sem margem para surpresas) foi a seguinte:

Grupo A
PSG, 16 pontos (Champions)
Real Madrid, 11 pontos (Champions)
Club Brugge, 3 pontos (Liga Europa)
Galatasaray, 2 pontos

Grupo B
Bayern, 18 pontos (Champions)
Tottenham, 10 pontos (Champions)
Olympiacos, 4 pontos (Liga Europa)
Estrela Vermelha, 3 pontos

Grupo C
Manchester City, 14 pontos (Champions)
Atalanta, 7 pontos (Champions)
Shakhtar Donetsk, 6 pontos (Liga Europa)
Dínamo Zagreb, 5 pontos

Grupo D
Juventus, 16 pontos (Champions)
Atl. Madrid, 10 pontos (Champions)
Bayer Leverkusen, 6 pontos (Liga Europa)
Lokomotiv Moscovo, 3 pontos

Grupo E
Liverpool, 13 pontos (Champions)
Nápoles, 12 pontos (Champions)
Salzburgo, 7 pontos (Liga Europa)
Genk, 1 ponto

Grupo F
Barcelona, 14 pontos (Champions)
B. Dortmund, 10 pontos (Champions)
Inter, 7 pontos (Liga Europa)
Slavia Praga, 2 pontos

Grupo G
RB Leipzig, 11 pontos (Champions)
Lyon, 8 pontos (Champions)
Benfica, 7 pontos (Liga Europa)
Zenit, 1 ponto

Grupo H
Valencia, 11 pontos (Champions)
Chelsea, 11 pontos (Champions)
Ajax, 10 pontos (Liga Europa)
Lille, 1 ponto