Pelo menos 38 pessoas morreram numa avalanche, que ocorreu por volta do meio-dia (9h em Lisboa), e atingiu várias dezenas de socorristas enviados após uma primeira avalanche na véspera, no mesmo local no leste da Turquia, que matou cinco pessoas, segundo as autoridades locais.

Citado pela agência noticiosa estatal Anadolu, o governador da província de Van, onde ocorreu a catástrofe, indicou que foram encontrados os corpos de 26 elementos das equipas de socorro. As vítimas encontravam-se no local para encontrar sobreviventes da avalanche de terça-feira, que enterrou um miniautocarro e um veículo de limpeza de neve. Cinco pessoas morreram e oito ficaram feridas nesta primeira avalanche, que deixou ainda dois desaparecidos.

Após o incidente, várias dezenas de polícias, bombeiros e socorristas da agência governamental de situações de catástrofe (AFAD), apoiados por habitantes das aldeias vizinhas, deslocaram-se para o local.

Segundo a mesma fonte, cerca de 30 pessoas foram encontradas vivas e hospitalizadas.

O ministro da Saúde turco, Fahrettin Coca, advertiu que este balanço pode aumentar, isto depois de um primeiro balanço indicar oito socorristas mortos, número que foi aumentando ao longo da manhã. Desconhece-se ainda o número de pessoas soterradas.

As avalanches ocorreram no distrito de Bahçesaray, no leste da Turquia perto da fronteira com o Irão, de difícil acesso e com um inverno severo. Wendy Wagner, diretor do Centro de Informação de Avalanches do Parque Nacional de Chugach, explicou que “no inverno, sempre que há neve no chão e uma inclinação suficiente, pode haver  condição para que se produza uma avalanche”: “E vimos isso em Kincaid. Tivemos um pouco de neve no chão e depois muito vento para mover a neve, as condições certas para que houvesse uma avalanche”.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR