Aquele período inicial em que os construtores tradicionais, especializados em modelos com motores de combustão, preconizavam a falência para breve da Tesla já lá vai. Agora a conversa é outra, como se pode perceber pelas afirmações do membro da administração e responsável pela mobilidade eléctrica na Volkswagen, Thomas Ulbrich, que aponta a Tesla como “um fabricante de veículos eléctricos, que goza de uma vantagem de 10 anos em hardware e software”. Mas, segundo a Reuters, Ulbrich não tem dúvidas da dimensão e poder económico da marca alemã, garantindo que “a VW é muito rápida a recuperar”.

Em 2019, a VW vendeu (apenas) 80.000 veículos, entre eléctricos e híbridos plug-in (PHEV), número que sobe para 140.000 se considerarmos todas as marcas do Grupo Volkswagen. A aceleração para os eléctricos de nova vaga já começou, com o fabricante alemão a produzir o novo ID.3 desde o final de 2019, mas a sentir algumas dificuldades no software do veículo. A correr tudo bem, o hatchback eléctrico só começará a chegar aos clientes em Junho.

Os responsáveis alemães garantem que tudo estará resolvido até lá, pelo que a marca estará em condições de entregar 30.000 unidades no arranque, aqueles da 1st Edition, que inicialmente esteve prevista para Abril. Este volume de unidades para entrega certamente será do agrado dos clientes que encomendaram o compacto ID.3, mas que está longe de ser um volume entusiasmante para quem fabricou o modelo durante mais de seis meses.

Mas a VW acredita cada vez mais no investimento brutal que está a realizar nos veículos eléctricos, criando plataformas específicas, fábricas dedicadas a modelos a bateria, linhas de montagem de baterias e, a prazo, uma quota na primeira fábrica europeia de células de baterias, a instalar na Alemanha.

Pelas contas dos alemães, o ID.3 vai custar cerca de 30.000€ na Alemanha (e um valor similar em Portugal), valor que baixará para cerca de 23.500€ com as ajudas estatais, valor que posiciona o ID.3 ao mesmo nível de um Golf a gasóleo. De acordo com a VW, comparando os custos de utilização de um e de outro modelo, o ID.3 vai permitir uma economia de 840€ face ao Golf diesel.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR