No final de março, ainda nas semanas iniciais da pandemia, a Juventus não quis esperar por um acordo global a 20 equipas na Serie A e avançou com negociações com o plantel para reduzir custos numa altura em que as receitas sem futebol eram quase nulas. Chiellini, capitão e licenciado em Economia, liderou as conversas representando um núcleo duro onde estavam também Bonucci ou Ronaldo. No final, houve fumo branco com todos os jogadores a prescindirem de quatro meses de ordenados, de março a junho. E a poupança acabou por ser substancial.

Como Chiellini, o capitão que é licenciado em Economia, desenhou a redução salarial do plantel da Juventus

“Houve um entendimento com os jogadores e os treinadores da primeira equipa relativo às suas compensações pela porção residual do resto da época competitiva. O efeito económico e financeiro alcançado com este acordo tem um impacto positivo de 90 milhões de euros no ano financeiro de 2019/20”, explicaram então os responsáveis, não detalhando o que mais estava incluído nesse número, tendo em conta que, de acordo com a imprensa transalpina, o total dos salários com o plantel é de 141,250 milhões. Agora sabe-se que, com os atletas, é de 137,4 milhões.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Numa peça onde explica o interesse da Juventus no médio brasileiro Arthur, do Barcelona, que tem um ordenado entre os 3,5 e os quatro milhões de euros face aos sete milhões cada dos reforços Rabiot e Ramsey (que, jogando na mesma posição, nunca justificaram o investimento), e também a possibilidade de venda de Pjanic, que recebe 7,5 milhões, a Gazzetta dello Sport revelou os salários anuais de todos os jogadores do plantel de Maurizio Sarri na edição em papel deste domingo, neste caso citada pelo jornal Marca.

Ronaldo cortou quatro salários mensais mas vai tornar-se em 2020 o primeiro bilionário no futebol (e terceiro no desporto)

Como já era público e conhecido, Cristiano Ronaldo é o elemento com maior ordenado anual, neste caso de 31 milhões de euros (além de ter custado 100 milhões de euros ao Real Madrid, sendo que o montante global de toda a operação consegue ser amortizado extra parte desportiva através de bilhética, marketing e acordos de patrocínio). A diferença entre o português, que recebe 22,5% do valor total, e os restantes companheiros é visível comparando com os atletas com maior ordenado a seguir: De Ligt (oito milhões), Higuaín (7,5), Pjanic (7,5) e Dybala (7,3) não ganham juntos aquilo que é dedicado ao capitão da Seleção Nacional.

Ronaldo junta-se a dono da Fiat (e da Juventus)

Os dois jogadores com ordenado mais baixo são dois guarda-redes de estatuto diferente: Carlo Pinsoglio, terceira opção na baliza do campeão italiano, tem um vencimento de 300 mil euros por temporada, ao passo que o veterano Gigi Buffon, que regressou a Turim após passagem pelo PSG, recebe 1,5 milhões. O jogador de campo com salário mais baixo por época é o jovem central turco Demiral (que passou pelo Sporting B), com um vencimento de 1,8 milhões. Outras curiosidades: Betancur é o quarto com salário mais baixo (2,5 milhões), o capitão Chiellini está na fasquia dos 3,5 milhões e os ex-laterais portistas Danilo e Alex Sandro estão entre quatro e cinco milhões.

Juventus prepara combate à crise e terá três cenários para Ronaldo – e um passa por vender o português (por 70 milhões)