O arquipélago da Madeira encontra-se sob aviso amarelo para tempo quente, que deverá prolongar-se até ao fim da próxima semana, informou este sábado o Serviço Regional de Proteção Civil, num dia em que a temperatura ultrapassou os 29 graus.

“Associado à presença de ar quente e seco com origem no continente africano, prevê-se dias quentes e secos em todo o arquipélago da Madeira até ao fim da próxima semana”, refere a Proteção Civil.

Nas regiões costeiras a temperatura máxima do ar deverá variar entre 25 e 30 graus.

“No entanto, associado a fenómenos termodinâmicos locais as temperaturas máximas na costa sul da ilha da Madeira, nos dias 24 (domingo) e 25 (segunda-feira) poderão chegar a valores da ordem de 30 a 35 graus”, adverte o Serviço Regional de Proteção Civil.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

A humidade relativa do ar será em geral baixa e muito baixa (inferior a 40%), nas regiões montanhosas.

No domingo e na segunda-feira o vento será temporariamente moderado a forte (30 a 45 km/h), com rajadas até 80 km/h nas regiões montanhosas e nos extremos leste e oeste da ilha da Madeira.

O Serviço Regional de Proteção Civil recomenda, por isso, a adequação dos comportamentos e atitudes face à situação de perigo de incêndio rural, nomeadamente evitando a realização de fogueiras para recreio ou lazer, ou para confeção de alimentos, bem como a queima de matos cortados e amontoados e qualquer tipo de sobrantes de exploração.