A 9 de Setembro, a Lucid Motors vai apresentar ao público o Lucid Air, uma berlina de luxo que se destina a combater o Model S da Tesla. Mais do que isso, o Air visa ultrapassar o Model S naquele que sempre foi um dos seus principais argumentos de venda: a autonomia. Mas as surpresas não acabam por aqui, uma vez que durante as filmagens de promoção para o Air, a Lucid permitiu ainda que alguns automobilistas vislumbrassem o SUV que vai recorrer à mesma plataforma, destinado a concorrer com o Model X.

As filmagens decorreram numa estrada de montanha próximo da praia de Pescadero, na Califórnia, poucos quilómetros a Sul de São Francisco, com as autoridades a parar o trânsito por breves instantes. Isto permitiu que os veículos a aguardar na fila se apercebessem do que estava a acontecer e, de telemóvel em punho, registassem o momento. Imagens essas que rapidamente foram parar às redes sociais.

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Além do Lucid Air, que próximo de outros veículos parece ainda mais comprido do que nas fotografias já reveladas, ainda em forma de protótipo, o novo SUV é ainda mais impressionante em termos de dimensões. Não parecendo necessariamente elegante, em parte porque o fabricante decidiu optimizar o espaço interior ao nível da bagageira, o SUV mantém a carroçaria a duas cores, devido ao tejadilho exibir um novo tom.

Não se conhece o comprimento do SUV, nem sequer se é maior ou menor do que a berlina, que já reivindica um comprimento total de 4,97 metros. Espera-se é que mantenha os dois packs de baterias que se antecipam para o Air, o grande (com 100 kWh) e o muito grande (com 130 kWh), para assim conseguir uma autonomia próxima dos 832 km anunciados para o Air, segundo o método americano EPA, contra apenas 647 km do Model S, nas mesmas condições.

Aguarda-se agora que a Tesla revele novidades no Battery Day, que terá lugar em Setembro, altura em que se espera o anúncio de baterias mais baratas e com mais densidade energética, para incrementar a autonomia. Resta saber se a Tesla será capaz de ultrapassar o alegado deficit de 185 km entre recargas, que agora parece existir.