477kWh poupados com o Logótipo da MEO Energia Logótipo da MEO Energia
i

A opção Dark Mode permite-lhe poupar até 30% de bateria.

Reduza a sua pegada ecológica.
Saiba mais

Logótipo da MEO Energia

Adere à Fibra do MEO com a máxima velocidade desde 29.99/mês aqui.

Pick-up eléctrica da Ford tem carregador a bordo

Este artigo tem mais de 1 ano

A Ford continua a tentar que a sua pick-up eléctrica seja melhor do que a concorrência. Um dos trunfos é equipá-la com um gerador a bordo que faça de “range extender”, para aumentar a autonomia.

5 fotos

Tem acesso livre a todos os artigos do Observador por ser nosso assinante.

De pick-ups percebe a Ford, ou não liderasse ela o mercado norte-americano deste tipo de veículos com a F-150, segmento que, para cúmulo, é de longe o mais representativo em termos de vendas. Depois de anos a comercializar este tipo de veículos com motores a gasolina e a gasóleo, a Ford viu-se “obrigada” a seguir a actual moda das versões eléctricas, liderada pela Tesla, Rivian e Lordstown, a que em breve se vão juntar os construtores tradicionais como a General Motors, através da Hummer.

Ford revela novos detalhes da F-150 eléctrica

Já vimos a F-150 eléctrica puxar um comboio e, num vídeo recente, rebocar e evoluir sobre lama e caminhos em mau estado, tipicamente as condições em que vai ser utilizada no dia-a-dia. Mas a Ford decidiu concentrar-se numa das tradicionais fragilidades das pick-ups eléctricas, quando se aventuram pela natureza, mas longe de locais com postos de carga em que possam recarregar as baterias.

Para fazer frente a este problema, os técnicos da Ford conceberam um gerador de energia através de um motor de combustão a gasolina, capaz de ser instalado na caixa de carga para aquelas vezes em que pode ser necessário. Nas restantes ocasiões, o gerador de corrente, destinado a recarregar a baterias da F-150, poderá ser retirado e ficar em casa.

Ford Patent Electric Pickup by Fred Lamert

A pensar nas viagens mais longas dentro ou fora de estrada, ou para assegurar trabalhos ou serviços que nunca se sabe quando se podem prolongar ou obrigar a percorrer distâncias superiores, a Ford concebeu um sistema de range extender, que transforma o modelo eléctrico num híbrido plug-in ocasional, apesar de o motor a gasolina nunca ser capaz de assegurar a locomoção da pick-up.

As mecânicas eléctricas com range extender não são propriamente uma novidade, mas a realidade é que todas elas acabaram por ser abandonadas, à medida que a capacidade das baterias aumentava. O último exemplo chegou-nos pela mão do BMW i3 REX e também ele já foi retirado. Mas nada impede que as necessidades de uma pick-up eléctrica sejam diferentes e mais favoráveis a este tipo de solução. Veja aqui a F-150 eléctrica:

A página está a demorar muito tempo.

Ofereça este artigo a um amigo

Enquanto assinante, tem para partilhar este mês.

A enviar artigo...

Artigo oferecido com sucesso

Ainda tem para partilhar este mês.

O seu amigo vai receber, nos próximos minutos, um e-mail com uma ligação para ler este artigo gratuitamente.

Ofereça artigos por mês ao ser assinante do Observador

Partilhe os seus artigos preferidos com os seus amigos.
Quem recebe só precisa de iniciar a sessão na conta Observador e poderá ler o artigo, mesmo que não seja assinante.

Este artigo foi-lhe oferecido pelo nosso assinante . Assine o Observador hoje, e tenha acesso ilimitado a todo o nosso conteúdo. Veja aqui as suas opções.

Atingiu o limite de artigos que pode oferecer

Já ofereceu artigos este mês.
A partir de 1 de poderá oferecer mais artigos aos seus amigos.

Aconteceu um erro

Por favor tente mais tarde.

Atenção

Este artigo só pode ser lido por um utilizador registado com o mesmo endereço de email que recebeu esta oferta.
Para conseguir ler o artigo inicie sessão com o endereço de email correto.