Poucas são as equipas que têm alguma experiência do traçado algarvio. Mas nada disso interessa, uma vez que o reasfaltamento recente da pista de Portimão, com mais aderência, tornou algo obsoleto – ou pelo menos de interesse relativo – todo o trabalho efectuado antes. Daí que as equipas tenham à sua frente três sessões de treinos livres (duas na 6ª feira e uma no sábado) para afinar os carros com que vão disputar a qualificação no sábado e a corrida do domingo.

5 fotos

A curiosidade sobre o tempo que os F1 podem atingir numa volta ao Autódromo Internacional do Algarve é grande, bem como qual será a velocidade a alcançar nos pontos mais delicados do circuito. Mas a equipa da Mercedes antecipou esta questão, publicando um vídeo de Esteban Gutiérrez, o seu piloto de testes, no simulador da equipa. Compare com uma das voltas de Hamilton na sessão de treinos livres de sexta-feira:

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Onboard lap of Portimão!

Full lap onboard of the Portimão circuit! ⤵️Ant rides onboard with Lewis Hamilton as he tackles the Portuguese 'rollercoaster' ????????????

Posted by Sky Sports F1 on Friday, October 23, 2020

Os simuladores actuais são de uma precisão extrema e a prova é que, na pista com 4,653 km, Gutiérrez surge a rodar no simulador em cerca de 1 minuto e 18 segundos, não muito longe dos 1.18,4 conseguidos por Valtteri Bottas, o mais rápido na primeira sessão de treinos livres num dos Mercedes.

Veja a abrir o vídeo de Gutiérrez no simulador da Mercedes e compare com a volta de Hamilton e, em baixo, com uma volta de Filipe Albuquerque em 2009, em cerca de 1.30, ao volante de um dos fórmulas da A1 GP, que até este fim-de-semana era o carro mais rápido a correr em Portimão. Albuquerque foi então 3º na Sprint Race e 2º da corrida principal.