Dois homens ficaram em prisão preventiva até ao julgamento por suspeitas da prática de vários crimes de abuso sexual de crianças, na sua forma reiterada e agravada, na ilha cabo-verdiana do Sal, foi anunciado esta quinta-feira.

Os dois homens fazem parte de um grupo de três, com idades entre 34 e 62 anos, detidos pela Polícia Judiciária (PJ), por suspeita da prática desses crimes em várias localidades da ilha do Sal.

As vítimas, com idades compreendidas entre os 11 e os 15 anos, alegadamente, vinham sendo abusadas sexualmente pelos suspeitos desde 2011, indicou a PJ.

O Tribunal da Comarca do Sal decretou prisão preventiva a dois dos suspeitos, enquanto o terceiro vai aguardar o julgamento sob termo de identidade e residência e está proibido de sair do país.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Já os dez detidos na cidade da Praia, o Tribunal aplicou como medida de coação termo de identidade de residência e apresentação periódica às autoridades judiciais e policiais.

Os indivíduos, com idades compreendidas entre os 18 e 30 anos, são acusados dos crimes de homicídio tentado, posse ilegal de armas, ofensa à integridade física, motim, danos, organização criminosa e resistência a autoridade.

Os suspeitos foram detidos numa mega operação na segunda-feira, nos bairros de Madjana, na Várzea Companhia, Bairro Craveiro Lopes e Achadinha de Cima.

Nesta operação, foram apreendidas oito armas de fogo de fabrico artesanal, denominadas de boca bedjo, armas brancas, munições, drogas e outros objetos, informou a polícia judiciária cabo-verdiana.