O adepto que agrediu Bas Dost com um cinto, a 15 de maio de 2018 e durante a invasão da Academia do Sporting por um grupo de cerca 50 pessoas, vai afinal cumprir pena de prisão efetiva. De acordo com o jornal Record, que avança a notícia, Rúben Marques está agora sujeito a uma sentença de quatro anos e 10 meses de prisão. Em sentido inverso, Domingos Monteiro, que estava condenado a cinco anos de prisão efetiva, viu agora a medida alterada para pena suspensa.

No acórdão do processo, o coletivo de juízas presidido por Sílvia Pires considerou que Rúben Marques “conseguiu superar, em muito, a intensidade das lesões efetivamente praticadas pelos demais”, demonstrando um “caráter capaz de enorme violência”. Na decisão, podia ler-se ainda que as atitudes do adepto não podem ser justificadas pelo 21 anos de idade e que “entre a imaturidade e um caráter violento há diferenças profundas que o direito penal não pode deixar de refletir”.

Invasão a Alcochete. Ex-presidente do Sporting Bruno de Carvalho absolvido

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Em tribunal, quando foi ouvido durante o julgamento, o adepto em questão confessou que agrediu Bas Dost com um cinto na cabeça e mostrou estar arrependido. “Vi o Bas Dost no corredor. Desferi-lhe uma pancada na cabeça”, disse, em fevereiro de 2020, acrescentando ainda que foi “um bate e foge”.

De recordar que as sentenças do processo da invasão da Academia foram conhecidas a 28 de maio do ano passado: dos 44 arguidos, 41 foram condenados, nove deles a penas efetivas, um número que se mantém, trocando a sentença de Domingos Monteiro pela de Rúben Marques. O julgamento absolveu, de todas as acusações incluindo a de autoria moral do ataque, o ex-presidente leonino, Bruno de Carvalho, o líder da Juventude Leonina, Nuno Mendes (Mustafá), e o antigo Oficial de Ligação aos Adeptos, Bruno Jacinto.

Juízas do caso Alcochete reduzem acusação de 143 para 19 páginas e alteram factos imputados a Bruno de Carvalho