Mais uma prova do World Tour, mais uma corrida com João Almeida em destaque: depois de ter ficado perto da vitória na segunda etapa da Tirreno-Adriático, que junta muitos dos melhores corredores da atualidade durante uma semana, o português da Deceuninck Quick-Step terminou a quarta tirada, entre Terni e Prati di Tivo (148 km), na sexta posição, subindo mais um lugar na classificação geral e ficando a dez segundos de mais um pódio, sendo que a sua formação, que já tem uma vitória por Julian Alaphilippe, mantém a liderança por equipas.

Tadej Pogacar, vencedores do Tour de 2020 e líder da Team UAE Emirates, voltou a dar uma demonstração de força numa etapa a subir, deixando a concorrência para trás para ganhar com seis segundos de vantagem sobre Simon Yates (Team BikeExchange, a antiga Mitchelton–Scott). Sergio Higuita, colombiano da EF Education, ganhou a outra bonificação ao sprint acabando a 29 segundos do esloveno, batendo Mikel Landa (Team Bahrain, mesmo tempo), Nairo Quintana (Arkéa–Samsic, a 31 segundos) e João Almeida (35 segundos), que acabou por pagar uma tentativa nos últimos metros de terminar na frente com boa reação dos adversários diretos.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Apanhou dois sustos mas fez história: João Almeida consegue primeiro pódio da carreira numa corrida do World Tour

Wout van Aert, que liderou a corrida nas primeiras três etapas, acabou na nona posição a 45 segundos de Pogacar, muito por culpa também de João Almeida que “partiu” esse grupo na perseguição possível ao esloveno nos últimos quilómetros. O belga da Jumbo-Visma desceu para o segundo lugar da geral a segundos de Pogacar, o mesmo de Higuita, o outro grande beneficiado nesta quarta etapa. João Almeida, que subira de oitavo para sétimo na véspera, está agora em sexto, a 45 segundos da camisola azul e apenas a dez do pódio, tendo ainda pelo meio o espanhol Mikel Landa (38 segundos da liderança) e o colombiano Quintana (41 segundos).

Este domingo vai correr-se a quinta e antepenúltima etapa, entre Castellalto e Castelfidardo numa distância de 204 quilómetros, e prevê-se mais uma intensa discussão pelos lugares cimeiros numa tirada com muitas subidas e descidas que colocarão à prova os principais candidatos. De recordar que, na primeira prova de 2021, João Almeida acabou a Volta aos Emirados na terceira posição, apenas atrás de Tadej Pogacar e de Adam Yates (Ineos), naquele que foi o primeiro pódio da carreira numa corrida do World Tour. Depois dessa passagem pelos EAU, o corredor da Deceuninck Quick-Step acabou a Strade Bianche, prova de um só dia, na 37.ª posição.