Os veículos eléctricos são frequentemente apontados como tendo sido menos prejudicados pela pandemia, em termos de vendas, mas não parece ser essa a conclusão que se tira na análise dos primeiros dois meses de 2021. Ao transaccionar apenas 894 veículos exclusivamente a bateria, face às 1693 unidades registadas no mesmo período do ano transacto, o mercado destes veículos caiu 47,2% em Portugal.
Em parte, a explicação para este resultado pode ser encontrada junto da antecipação de vendas para Dezembro, que se registou um pouco por toda a Europa, em virtude de os construtores necessitarem de registar a venda de tantos eléctricos quanto possível para baixar a média das emissões de CO2. Também não ajudou o facto de muitos fabricantes, especialmente os alemães da Mercedes e BMW, continuarem a apostar sobretudo na venda de modelos híbridos plug-in, opção que promete continuar a ser popular enquanto o regulador europeu não lhe retirar as vantagens de que beneficiam, difíceis de justificar em termos ambientais.
Nos primeiros dois meses do ano, o modelo eléctrico que mais vendeu em Portugal foi o Tesla Model 3, com 153 unidades no acumulado e 138 apenas em Fevereiro. O segundo veículo do ranking foi o Peugeot e-2008, com 92 unidades vendidas (32 em Fevereiro), à frente do Nissan Leaf, com 65 unidades e do Audi e-tron (58), modelo que continua a surpreender pela sua performance comercial.
A 5ª posição entre os eléctricos mais populares entre nós pertenceu ao e-208 (53). Este Peugeot perdeu para o seu “irmão” SUV, mas bateu o seu rival directo Renault Zoe (49) e uma das novidades do mercado, o VW ID.3 (40). O Fiat 500e (38) surge na 8ª posição entre os mais vendidos, à frente do Hyundai Kauai, Smart Fortwo e Mini Cooper SE, todos eles com 31 veículos vendidos em Janeiro e Fevereiro de 2021. Veja abaixo o ranking dos eléctricos mais vendidos em Fevereiro e no acumulado dos dois primeiros meses do ano:
Modelo | Vendas em Fevereiro | Vendas até Fevereiro | |
1º | Tesla Model 3 | 138 | 153 |
2º | Peugeot e-2008 | 32 | 92 |
3º | Nissan Leaf | 31 | 65 |
4º | Audi e-tron | 28 | 58 |
5º | Peugeot e-208 | 28 | 53 |
6º | Renault Zoe | 19 | 49 |
7º | Volkswagen ID.3 | 27 | 40 |
8º | Fiat 500e | 19 | 38 |
9º | Hyundai Kauai EV | 23 | 31 |
10º | Smart EQ Fortwo | 13 | 31 |
11º | Mini Cooper SE | 11 | 31 |
12º | Porsche Taycan | 9 | 29 |
13º | Volkswagen e-up! | 16 | 28 |
14º | Opel Corsa-e | 10 | 25 |
15º | Kia e-Niro | 5 | 25 |
16º | Jaguar I-Pace | 11 | 22 |
17º | Mercedes EQC 400 | 8 | 11 |
18º | Renault Twingo Electric | 4 | 10 |
19º | Mazda MX30 | 3 | 7 |
20º | Smart EQ Forfour | 4 | 6 |