A operadora de telecomunicações norte-americana Verizon anunciou em comunicado que vendeu a Verizon Media, que detém as tecnológicas Yahoo e AOL, ao grupo de investimento Apollo Global Management por cinco mil milhões de dólares (cerca de 4,1 mil milhões de euros). Este valor é inferior aos 4,8 milhões de dólares que a Verizon desembolsou para comprar a Yahoo em 2016, e aos 4,4 mil milhões de dólares que pagou pela AOL em 2015.

Yahoo anuncia acordo com a Verizon para a venda da sua atividade

Na mesma nota, a Verizon afirma que vai continuar a deter 10% na Verizon Media. Esta empresa, além da Yahoo e a AOL, tem “tecnologia líder de anúncios e plataformas de negócios de media”. Além disso, a empresa afirma que esta venda vai permitir que a Verizon tente investir noutros segmentos de mercado.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Verizon compra antiga “gigante” da Internet, a AOL

A Yahoo e a AOL são dois antigos gigantes online. Nos anos 90, as duas empresas chegaram a ser a primeira página e a porta de entrada da internet para milhões de utilizadores em todo o mundo. No entanto, as empresas foram ultrapassadas por plataformas com a Google e o Facebook que, nos últimos anos, levaram ao fim de ambos os serviços da Yahoo e da AOL.

Com a compra destes serviços, a Verizon queria destacar-se no segmento da publicidade e oferta de conteúdos online, o que não se chegou a realizar. Como conta o The New York Times, a partir de 2019 a empresa de telecomunicações começou a apostar noutras alternativas, como parcerias com a Disney.

Ainda não se sabe bem quais são os objetivos da Apollo Global Management com esta compra. Contudo, num comunicado, a empresa de investimento refere que “acredita muito nas perspetivas de crescimento da Yahoo e nos ventos que impulsionam o crescimento nos media digital, tecnologia de publicidade e plataformas de Internet para o consumidor”. “A Apollo tem um longo histórico de investimentos em empresas de tecnologia e media e esperamos aproveitar essa experiência para ajudar o Yahoo a continuar a prosperar”, refere David Sambur, sócio sénior e co-líder do grupo.