Sam Astley, jovem inglês de 24 anos, era até há dias um anónimo prestes a cumprir o sonho de ir ao Estádio de Wembley. A namorada havia ganho dois bilhetes para irem ver o Inglaterra-Dinamarca, meia-final do Euro 2020 que os ingleses venceram por 2-1, mas Sam optou por não ir. Ao invés, deslocou-se a um hospital para doar medula óssea, num gesto que está a ser admirado em Inglaterra e que até lhe valeu bilhetes para a final deste domingo, com os Three Lions a defrontarem a Itália.

O jovem fez a inscrição como doador há cerca de seis semanas, durante um torneio de futebol organizado por um amigo que tem uma doença no sangue, e ficou registado na Fundação Anthony Nolan. O torneio era, aliás, para sensibilizar os demais para este tipo de problemas e o quão importantes podem ser as doações de medula óssea e células estaminais.

Em declarações à BBC, ainda no hospital, o “herói”, como vem sendo apelidado, explicou que não havia hipóteses de atrasar o procedimento. “Se tiveres cancro do sangue eles podem prolongar o teu tempo durante algum tempo com medicação, mas eventualmente deixará de funcionar. Ficas muito doente e a última chance é o transplante de células estaminais. Ao saber que alguém estava pronto [para o transplante], sabia que obviamente alguém estava muito doente e à espera. Mais um dia poderia ter sido o último dia. Poderia ter custado muito. Então, não havia hipóteses de eu adiar isto, nenhuma chance”, explicou.

No entanto, entre risos, o inglês admitiu que “como um grande fã de futebol, talvez por uma fração de segundo” tenha considerado ir ver a sua seleção, mas que depois acabou por seguir em frente com “a coisa certa a fazer”.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Terence Lovell, responsável da Fundação Anthony Nolan, tweetou que, no dia do jogo frente à Dinamarca, na passada quarta-feira, “os heróis não estiveram apenas no relvado”. Mostrou-se ainda satisfeito por o jovem ter recebido bilhetes para a final do Europeu.

Os bilhetes acabaram por chegar de um dos patrocinadores do Euro 2020, a Vivo, que ao saber da história de Sam e da sua namorada Beth, enfermeira que está em isolamento, prontamente se disponibilizou para levar o casal ao Estádio de Wembley este domingo.

“Vimos [a história] e queremos ajudar o Sam a ir à final. Ele merece e queremos torná-lo possível”, escreveu a empresa no Twitter.

Até o ex-avançado inglês Gary Lineker, atualmente apresentador do conhecido programa desportivo Match of the Day, utilizou o Twitter para tentar arranjar bilhetes para Sam, depois do “burburinho” da história se começar a espalhar pelas redes sociais. O antigo craque pediu inclusivamente ajuda à Federação Inglesa de Futebol (FA) e à seleção do seu país.

Perante o pedido de Lineker e a “publicidade” dada ao assunto, Sam agradeceu, também nas redes sociais. “Obrigado pelo reconhecimento e obrigado por todas as mensagens maravilhosas. Estou feliz por a Anthony Nolan ter mais visibilidade e espero que mais pessoas se registem para dar a outros a chance de viver. O procedimento correu bem”, disse.