O último Brasil-Argentina está a ser uma autêntica volta ao mundo. Não só porque as imagens de um dos maiores clássicos do futebol mundial a ser interrompido aos cinco minutos chegou a cada canto do planeta, mas também porque aqueles a que podemos chamar os grandes protagonistas andam “às voltas” por diversos países. Quatro em especial, todos eles argentinos: Giovani Lo Celso, Cristian Romero (ambos do Tottenham), Emiliano Martinez e Emiliano Buendia (os dois do Aston Villa).

Pouco estava decorrido do encontro, no passado domingo, quando as autoridades sanitárias brasileiras entraram em pleno relvado, em São Paulo, com a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) e alguns elementos das autoridades policiais, com a justificação de que os quatro atletas não teriam cumprido as regras relativamente à Covid-19.

Isto porque a Anvisa diz que os quatro jogadores da equipa das pampas, que alinham em Inglaterra, forneceram “informações” falsas aquando da entrada em território brasileiro, por não terem revelado a presença em solo inglês nos últimos 14 dias, o que obrigaria a período de quarentena, visto a Inglaterra estar na lista vermelha do Brasil. Ou seja, e nessa informação, estava apenas a passagem por Caracas, onde a equipa argentina defrontou e venceu a Venezuela também a contar para a qualificação para o Mundial.

Autoridades sanitárias interrompem clássico aos 5′: Argentina deixou estádio três horas depois, jogo foi suspenso e Brasil… treinou

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

A situação em si já é bastante complexa, claro, com a FIFA a emitir logo comunicados e a prometer investigações, bem como várias versões, sejam elas de jornais ou instituições, a virem ao de cima (e com a CONMEBOL, que tutela o futebol na América do Sul, a descartar tudo o que lhe possa tocar). Agora, no entanto, a Sky Sports refere que a situação não está particularmente fácil para dois dos quatro atletas, Giovani Lo Celso e Cristian Romero, futebolistas do Tottenham treinados pelo português Nuno Espírito Santo, que deverão ser multados pelo clube londrino por terem “furado” as indicações do emblema inglês.

Mundial 2022: FIFA promete “decisão disciplinar” sobre suspensão do Brasil-Argentina

O Tottenham não permitiu, ou pelo menos deu a indicação de que não quereria que os jogadores fossem representar a seleção argentina, mas estes foram de qualquer forma jogar contra a Venezuela e o Brasil (os tais cinco minutos), pelo que agora os esperam multas que não deverão ser “meigas”.

Agora, Lo Celso e Romero, juntamente com Emiliano Martinez e Emiliano Buendia, ambos atletas do Aston Villa, vão viajar primeiro para a Croácia, onde se vão treinar para depois seguirem para Inglaterra. Isto porque uma viagem direta da América do Sul para o Reino Unido significaria uma quarentena de dez dias num hotel apontado pelo Governo inglês. Assim, ao viajarem de um país da lista verde britânica, neste caso ao viajarem de solo croata, não será necessária qualquer medida que impeça os jogadores de se apresentarem imediatamente nos seus clubes. Segundo a Sky Sports, estas viagens e treinos na Croácia são da inteira responsabilidade dos jogadores e dos seus representantes. E, ao contrário de Lo Celso e Romero, Bundia e Martinez tinham as coisas “combinadas” com o Aston Villa. Ou seja, estava desde logo acertado que não fariam o terceiro jogo dos albicelestes, frente à Bolívia, fazendo a referida viagem após o encontro no Brasil.

“É uma sensação amarga. Preparámo-nos para jogar durante três dias no Brasil e, depois de alguns minutos, o jogo é cancelado por motivos políticos. Se nos tivessem avisado quando chegámos ao Brasil, não teria havido tanta confusão. É uma pena, porque íamos vencer. Somos quatro ‘ingleses’ que decidimos vir pelo amor que temos pelo nosso país. Depois de vencermos a Copa América (1-0 contra o Brasil na final), todos nós queríamos lá estar”, comentou, em Buenos Aires, o guarda-redes Emiliano Martínez.

Sendo certo que o Tottenham vai multar Lo Celso e Romero, resta saber o que fará o treinador Nuno Espírito Santo em relação aos atletas ou, claro, que indicações poderá receber o português dos dirigentes dos spurs sobre os argentinos. Certo, certo é que vão falhar a deslocação da equipa ao terreno do Crystal Palace. Já Martinez e Buendia não vão com o Aston Villa a Stamford Bridge defrontar o Chelsea.