Auriol Dongmo, atual campeã europeia de Pista Coberta em título, acabou esta quarta-feira a grande final do lançamento do peso da Liga Diamante, que está a decorrer em Zurique, na segunda posição.

A luso-congolesa, que bateu este ano o recorde pessoal e nacional no meeting ibero-americano de Huelva, ficou muito longe dessa marca (19,71) no concurso desta tarde, não indo além dos 18,86 marcados no penúltimo ensaio. Na última tentativa, e a ter de arriscar tudo, Auriol acabou por fazer um nulo.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Caiu mas não vacilou: Auriol Dongmo conquista no peso a primeira medalha de ouro de Portugal nos Europeus de Pista Coberta

A norte-americana Maggie Ewen, que falhou a participação nos Jogos Olímpicos após ter acabado em quarto nos US Trials realizados em Eugene (que recebe os Mundiais ao Ar Livre em 2022) atrás de Jessica Ramsey, Raven Saunders e Adelaide Aquilla, foi a vencedora da competição com a marca de 19,41, o melhor registo da temporada alcançado logo na primeira tentativa antes de dois nulos e mais um ensaio a 19,11. A sueca Fanny Roos terminou na terceira posição (18,75), à frente da norte-americana Chase Ealey (18,49), da jamaicana Danniel Thomas-Dodd (18,38) e da bielorrussa Aliona Dubitskaya (18,34).

Nas outras provas da Liga Diamante, Auriol Dongmo venceu logo a abrir em Gateshead (19,08) e acabou em segundo em Estocolmo (19,05), ganhando ainda o meeting de Budapeste (19,35). Pelo meio, nos Jogos Olímpicos de Tóquio, a atleta nacional acabou a final na quarta posição.

No meio da brasa esteve tudo menos “on fire” e o sonho acabou por arder: Auriol Dongmo falha medalha nos Jogos por cinco centímetros

Esta quinta-feira haverá mais portugueses nas respetivas finais da Liga Diamante, com Pedro Pablo Pichardo, Tiago Pereira e Patrícia Mamona no triplo salto e Liliana Cá no lançamento do disco.

A única promessa que Auriol fez foi ter fé no seu trabalho. Não chegou. “Este é o pior lugar, a coisa mais horrível da minha vida…”