Fall Market Stylista

Feira de Artesanato do Estoril. Sábado e domingo 10h às 19h. 3 euros.

Para olhar para as tendências outonais: Maria Guedes não falha uma estação e, desta feita, lá vem ela outra vez. Mas veio mais cedo que o habitual mercado natalício, tudo propositadamente para antecipar as compras e rumar à Feira de Artesanato do Estoril este sábado e domingo. Pela primeira vez com o foco no Outono, Maria Guedes leva cerca de 80 marcas nacionais à FIARTIL com opções para mulher, criança, decoração e até alguma seleção para homens – isto sem esquecer que algumas marcas de verão vão aproveitar o mercado para fazer saldos. Marcas como a DCK, que vai apresentar pela primeira vez casacos de inverno, Cluoh, Josefinas, San Pi, MPL Beauty, More is Better, Friuli Shoes, Carolina Curado ou a Inedit Design vão estar por lá. Conte ainda com a área de comes e bebes habituais, nesta edição com um restaurante montado com apoio da Quinta do Arneiro.

Maria Guedes estreia-se com novo molde de outono, o Fall Market Stylista

Festa do Cinema Francês

Várias cidades do país. Até 31 de outubro.

Para dar o ar da sua graça no cinema de autor: a 22ª edição da Festa do Cinema Francês já arrancou e estende-se até 31 de outubro em nove cidades com uma seleção de filmes de expressão francesa contemporânea que podem ser vistas em Lisboa (até 20 de outubro), Almada (12 a 16 de outubro), Oeiras (9, 10 e 16 a 19 de outubro), Coimbra (12 a 16 de outubro), Porto (19 a 27 de outubro), Braga (21 a 24 de outubro), Faro (21 a 24 de outubro), Évora (28 a 31 de outubro) e Viseu (28 a 31 de outubro). Há 19 antestreias, uma parceria com a associação de promoção de cinema independente de França e um ciclo dedicado ao cinema fantástico são alguns dos pontos fortes do cartaz deste ano. O programa de cada cidade está disponível aqui.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

São 9 as cidades que recebem a Festa do Cinema Francês

Música ao vivo n’O Bom, o Mau e o Vilão

Rua do Alecrim, 21, Lisboa. Quarta a segunda 19h às 02h, sextas, sábados e vésperas de feriado das 19h às 03h.

Para voltar à noite: depois de uns dois anos em que foram obrigados a fechar, o Bom, o Mau e o Vilão voltou a abrir portas e para comemorar tal feito terá uma festa este domingo, dia 10, com música ao vivo, quase como uma forma de assinalar o regresso à vida noturna e à suposta normalidade. A festa começa às 19h e arranca com a batia da banda Groovelanders. Além da noite especial, o bar vai manter-se fiel ao seu estilo com uma programação cultural ativa com música ao vivo às segundas, quintas e domingos, enquanto que às quartas, sextas e sábados haverá DJ sets com estilos a variar entre o jazz, soul, funk, blues, afrobeat ou rock.

A festa de celebração do regresso está marcada para domingo, dia 10

Feira do Vinil

Campo de Santa Clara. Sexta, 14h às 20h, dia 9 das 09h às 10h às 20h e dia 10 das 10h às 18h. Entrada livre.

Para pôr o disco a girar: durante três dias, entre 8 e 10 de outubro, a Feira do Vinil regressa ao Mercado de Santa Clara com uma seleção vasta de discos novos e em segunda mão, todos prontos a serem levados e postos a rodar no gira-discos lá de casa. Do rock ao punk, do pop ao house, passando pela eletrónica, haverá discos para todos os melómanos com venda de LPs, singles e raridades difíceis de encontrar até nas lojas vintage de discos.

A feira do vinil regressa depois de algum tempo sem ter data no calendário

Liquid Lounge Bar

Avenida Marginal, 5579, Estoril. Quarta a segunda das 18h às 02h. 914 097 418.

Para ver a bebida levantar voo: entre o mar e a Avenida Marginal nasceu o Liquid Lounge Bar, um novo bar especializado em cocktails no Estoril, com um terraço na falésia para ter os olhos postos na água e no por do sol sempre de copo na mão. Da carta podem ser pedidos cocktails clássicos e outros especiais como o Tales of Thailand (9€), bebida com inspirações marítimas e de praia com o qual ganharam a 1ª competição da Cocktail Week. Para acompanhar as bebidas, o bar oferece um conceito de bistro, com grande foco na comida italiana como focaccias, burrata trufada ou tábuas mistas de queijos e enchidos, como o presunto de Parma, salame napolitada e mortadela de Bolonha. A ementa oferece também uma pequena seleção de comida de fusão vietnamita e saudável, em versão finger food. Mas há uma novidade neste bar que salta à vista — a entrega de bebidas através de drones nos barcos fundeados ao largo, o DroneBoatService. Para pedir e ver a bebida levantar voo basta ligar para o espaço e escolher o que quer beber, desde garrafas de champanhe e cocktails.

Os cocktails podem ser entregues nos barcos através de drones

Alibi

Rua dos Caldeireiros, 135, Porto. Encerra ao domingo.

Para partir à descoberta das ruas do Porto: o restaurante Alibi localiza-se na Rua dos Caldeireiros, no Porto, e, embora tenha sido inaugurado em 2020 só este ano reabriu a todo o gás. O edifício centenário, uma esplanada interior e ainda um jardim exterior são alguns dos atributos que o restaurante oferece, mas é a comida do chef Bruno Ferreira que convida os clientes a entrar. Aqui dá-se preferência ao jantar e o serviço de almoço apenas está disponível três dias por semana (sextas, sábados e segundas), isto faz com que a carta seja única para ambas as refeições, mas nem por isso menos apetecível. Destacam-se as vieiras glaceadas, a tempura de polvo ou o creme de espargos brancos com azeite de trufas e amendoins caramelizados, a carne maturada, o arroz do mar ou o polvo assado em forno de carvão e o arroz cremoso de beterraba. O chef aposta numa carta pensada para proporcionar uma partilha de sabores que enriquece o convívio de quem se senta para comer no restaurante. O Alibi é um projeto do grupo YoursPorto, assim como a Alibi Guesthouse, no mesmo edifício e uma oferta de nove quartos e de uma vista única sobre o Porto.

O restaurante Alibi localiza-se num edifício centenário, no Porto, tem uma esplanada interior e ainda um jardim exterior.

Uma nova exposição no museu de Amadeo

Alameda Teixeira de Pascoaes, Amarante. Encerra à segunda feira. 1 euro.

Para apreciar arte: o Museu Municipal Amadeo de Souza-Cardoso recebe a exposição “Bom dia Lua” do artista Nuno Sousa Vieira. Entre os dias 2 de outubro e 31 de dezembro obras do artista, em suporte pintura-objeto, objetos e instalação, ocupam a sala de exposições temporárias com uma reflexão sobre conceitos opostos. Segundo autor o título desta exposição é “a ambiguidade que está presente no instante em que acordamos no final do dia”. Nuno Sousa Vieira é doutorado em pintura pela Faculdade de Belas Artes de Lisboa e conta com obras em diversas coleções de arte, nacionais e internacionais, como o Museu de Arte Moderna, Rio de Janeiro/Brasil, a Coleção Fundação Calouste Gulbenkian ou a Coleção de Arte Contemporânea do Estado português. As suas obras podem agora ser apreciadas por quem se deslocar ao museu de Amarante.

O Museu Municipal Amadeo de Souza-Cardoso recebe a exposição “Bom dia Lua” do artista Nuno Sousa Vieira.

Uma homenagem artística à cadeira portuguesa

Parque Municipal da Antuã. Sábado, dia 9 de outubro.

Para jogar ao jogo das cadeiras: o Parque Municipal de Antuã será o palco da inauguração da obra de arte Círculo Azul. Esta iniciativa da Câmara Municipal de Estarreja tem como objetivo homenagear a “cadeira portuguesa” da empresa de mobiliário metálico e que celebrou o seu centenário em 2020, Adico. Diogo Aguiar Studio assina a autoria da obra e contou com a parceria da própria Adico. Esta peça é, também, uma obra de arte pública e, por isso, o público está convidado a desfrutar da peça assim como para a sua inauguração, no dia 9 de outubro, às 16:30, seguida de um concerto de Luca Argel, às 17h00.

O Parque Municipal de Antuã recebe a obra de arte Círculo Azul, em homenagem à “cadeira portuguesa” e à Adico.

Ikeda

Rua do Campo Alegre, 416, Porto. De terça a domingo.

Para comer num jardim japonês: por enquanto o outono está quente, mas quando o frio chegar, desfrutar de uma esplanada será um prazer com desafios. A pensar no tempo que se aproxima o restaurante japonês Ikeda renovou o seu espaço Niwa, o jardim oriental com esplanada que se inspira nos jardins japoneses e na sua relação com os elementos da natureza, acrescentando ao espaço aquecedores para o tornarem mais acolhedor. Esta esplanada-jardim tem capacidade para 40 pessoas, convidando a encontros de grupo. No Niwa a inspiração japonesa respira-se e está sempre presente, seja através da decoração ou da comida, com uma carta que conta com vários pratos tradicionais da gastronomia nipónica além do sushi. É possível almoçar e jantar de terça a domingo das 12h30 às 15h00 e das 20h às 23h00.

O restaurante japonês Ikeda renovou o seu espaço Niwa, o jardim oriental com esplanada que se inspira nos jardins japoneses.

Pip

Vila Nova de Gaia. Todos os dias.

Para comer numa adega antiga: o Pip é um restaurante que ocupa uma antiga adega histórica e onde os tonéis de vinho do Porto assumem a sua presença na decoração. Este é o mais recente destaque do leque dos 12 espaços WOW dedicados à gastronomia e abriu no passado dia 2 de outubro, este pensado para partilhar refeições em família. Embora o vinho esteja muito presente no menu, através de uma seleção de vinhos e sangrias, a gastronomia é muito diversificada com propostas para todos como pizzas, hambúrgueres e petiscos.

O Pip é um restaurante para toda a família numa antiga adega histórica.