A Agência Espacial Portuguesa anunciou e a Unbabel anunciaram na Web Summit o lançamento da segunda edição do Moonshot Challenge, um concurso para financiar projetos relacionados com a monitorização de detritos espaciais, gestão de recursos terrestres e vigilância dos oceanos.

O vencedor, que será anunciado na Web Summit do próximo ano, receberá 500 mil euros para desenvolver o projeto. O prémio pode ser entregue a mais do que uma equipa e, nesse caso, o valor será dividido pelo número total de projetos vencedores. O dinheiro terá de ser aplicado em investigação realizada ao longo de um máximo de dois anos em Portugal.

De resto, só se pode candidatar quem transferir os projetos para instituições portuguesas ou se os membros se estabelecerem em Portugal. “A equipa não tem de estar já estabelecida em Portugal, mas tem de desenvolver trabalho relevante relacionado com Portugal ao longo do projeto”, esclarece a página do prémio. Os autores dos projetos podem candidatar-se já  a partir desta quinta-feira até 2 de maio de 2022.

Este artigo é exclusivo para os nossos assinantes: assine agora e beneficie de leitura ilimitada e outras vantagens. Caso já seja assinante inicie aqui a sua sessão. Se pensa que esta mensagem está em erro, contacte o nosso apoio a cliente.