O primeiro-ministro iraquiano, Mustafa al-Kazemi, escapou ileso este domingo de um ataque com um drone com uma bomba à sua residência no centro de Bagdade, disseram as autoridades.

Houve “uma tentativa falhada de assassinato do primeiro-ministro, o Comandante-em-Chefe das Forças Armadas, por um drone com explosivos, lançado na sua residência na Zona Verde em Bagdade”, explicou a Célula de Informação de Segurança, citado pela agência noticiosa oficial iraquiana, INA. Al-Kazemi “não foi ferido e está de boa saúde”, acrescentou.

O próprio primeiro-ministro confirmou na sua conta do Twitter que está bem e apelou à população para permanecer calma face à tentativa de assassinato.

“Estou bem, louvo a Deus, entre o meu povo, e peço calma e moderação a todos, para o bem do Iraque”, escreveu.

Seis membros da força de proteção pessoal do primeiro-ministro, que estavam no exterior da sua residência na Zona Verde, ficaram feridos, de acordo com fontes de segurança consultadas pela Reuters. Imagens publicadas pela agência de notícias estatal INA mostram ainda danos em partes da residência, bem como um veículo SUV danificado estacionado na garagem.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Ao todo, três drones foram usados no ataque — dois deles foram intercetados e abatidos pelas forças de segurança, mas um terceiro atingiu a residência de Mustafa al-Kazemi. Ainda nenhum grupo assumiu a responsabilidade pelo ataque. 

Os Estados Unidos já reagiram ao ataque, através do porta-voz do Departamento de Estado, Ned Price: “Estamos aliviados por saber que o primeiro-ministro não está ferido. Este aparente acto de terrorismo, que condenamos veementemente, visava o coração do Estado iraquiano”, frisou, numa declaração.

Os Estados Unidos, garantiu, já ofereceram ajuda na investigação deste ataque e estão em “estreito contacto com as forças de segurança iraquianas encarregadas de defender a soberania e independência do Iraque”.

A Zona Verde, onde a residência do primeiro-ministro foi atacada hoje de madrugada, é uma área fortificada no centro de Bagdade, que também contém uma série de edifícios governamentais e embaixadas estrangeiras.

Este ataque surge num momento de tensão no Iraque, após violentos confrontos entre manifestantes e polícias durante uma manifestação na passada sexta-feira em Bagdade, em frente da própria Zona Verde, contra os resultados das eleições legislativas de 10 de outubro. Os confrontos deixaram duas pessoas mortas e mais de uma centena feridas, muitas delas polícias.

Vários partidos iraquianos consideram os resultados eleitorais oficiais fraudulentos, especialmente os que representam as milícias que compõem a Multidão Popular, na sua maioria xiitas e pró-iranianos, pois sofreram uma grande perda de votos em comparação com as eleições de 2018. Os seus apoiantes mantêm um campo de protesto em frente à Zona Verde há quase duas semanas.

Além disso, a área tem sido alvo de uma série de ataques com foguetes nos últimos dois anos, visando principalmente a embaixada dos EUA, na sequência do assassinato do poderoso comandante iraniano Qasem Soleimaní, em janeiro de 2020, num bombardeamento com um alvo específico em Bagdade.