O acordo inicial feito entre Sporting e banca, Millennium BCP e Novo Banco, previa um valor de um euro por cada um dos 135 milhões de Valores Mobiliários Obrigatoriamente Convertíveis (VMOC) em 2014. Uns anos depois, numa negociação que tinha começado no final do anterior mandato de Bruno de Carvalho e que se prolongou com a eleição de Frederico Varandas, passou para apenas 40,5 milhões, com um preço unitário a baixar para os 30 cêntimos depois de ter havido conversações antes que apontavam para um valor que era ligeiramente superior. No entanto, a operação feita agora pelos leões ficou por bem menos.

Dois minutos e meio de currículo, um debate e a recompra dos VMOC: a campanha de Frederico Varandas às eleições do Sporting

De acordo com um comunicado enviado pela Sporting SAD à CMVM, a sociedade leonina negociou os VMOC que pertenciam ao BCP por apenas 16,8 cêntimos cada, pagando assim cerca de 14 milhões de euros para ficar com o equivalente a 84% das ações da SAD e assegurar com isso a maioria do capital social da SAD que poderia estar em risco caso os VMOC fossem convertidos em ações sem acordo no ano de 2026. Ao todo, e em menos de oito anos, a sociedade verde e branca acabou por pagar 83% menos do que o acordo inicial.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

“Hoje é um dia histórico para o Sporting: o clube tem a maioria da SAD”, destaca Varandas

“O BCP tornou público há vários anos que ia sair do financiamento aos clubes de futebol. No final de 2021, apenas mantínhamos a exposição ao Sporting. Esses ativos, créditos, VMOC e todas as exposições passíveis de serem alienadas foram colocadas em mercado junto de investidores institucionais num processo estruturado, que permitiu definir o preço que minimiza as perdas do BCP”, explicara fonte do banco ao ECO.

Benfica atira-se ao Sporting, fala em concorrência desleal e reage ao “dia tristemente histórico” por causa dos VMOC

“Hoje é um dia histórico para o Sporting, que fechou o acordo para comprar os VMOC do Millennium BCP, permitindo esta operação garantir a maioria do capital da SAD. O Sporting tinha hipótese de comprá-las até dezembro de 2026 e caso não o fizesse perdia o controlo da SAD. Quatro anos e nove meses antes, o Sporting garante a maioria do capital da SAD. Foi uma operação complexa e dura, sem ruído, com discrição e eficácia. Era um dos nossos grandes objetivos no nosso mandato e ficamos muito felizes por ter cumprido. Amanhã há eleições e quem quer que seja o vencedor terá este problema resolvido. O Sporting é detentor da maioria da SAD. Agradeço aos nossos parceiros e à equipa que trabalhou neste longo processo. Hoje o Sporting tem grandes equipas desportivas mas também grandes equipas nos nossos quadros. À equipa financeira e jurídica, muito obrigado por esta fantástica operação”, destacara Frederico Varandas.