Uma fotografia capturada pelo artista Man Ray foi vendida por 12,4 milhões de dólares (aproximadamente, 11,7 milhões de euros), torna-se assim a fotografia mais cara vendida em leilão. E superando as previsões: segundo a CNN, era expectável que o valor da obra de arte ficasse entre os 5 e 7 milhões de dólares (entre 4 e 6 milhões de euros).

A fotografia Le Violon d’Ingres — em português, O Violino de Ingres — foi captada em 1924 pelo artista surrealista americano Man Ray. A fotografia a preto e branco transforma o corpo nu de uma mulher – apresentada de costas – num violino.

De acordo com a leiloeira Christie’s, o casal Jacobs e Rosalind Gersten Jacobs adquiriram a peça de arte em 1962. Após a morte do casal, foi a filha, Peggy Jacobs Bader, quem ficou responsável pelo património dos pais. À CNN, disse que cada uma das peças do espólio “tem uma história única e íntima por trás”, acabando por refletir o “espírito alegre do relacionamento” dos seus pais.

Darius Himes, chefe internacional de fotografias da Christie’s, disse à CNN que a peça não tem comparação.

O alcance e a influência da imagem, ao mesmo tempo romântica, misteriosa, maliciosa e divertida, captou as mentes de toda a gente durante quase 100 anos. Como trabalho fotográfico, não tem precedentes no mercado”.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR