A chegada ao mercado do Volkswagen ID. Buzz, o sucessor eléctrico do popular Pão de Forma, aproxima-se a passos largos. Será fabricado em Hanôver, na Alemanha, para começar a surgir nos stands de venda no Outono. Preços para Portugal ainda não são conhecidos, mas na Alemanha o furgão vai ser proposto por valores a partir de 54.430€ na versão Cargo, a comercial, e 64.581€ na versão de passageiros, valores que não irão diferir muito daqueles a praticar no nosso país, uma vez corrigido o diferente valor do IVA. Por exemplo, se retirarmos os 19% do preço alemão e os 23% do preço português, em relação ao ID.4 Pro, com 77 kWh de bateria e 204 cv, a diferença no preço-base ronda os 2400€, parcialmente compensado pela versão “portuguesa” oferecer mais equipamento, das jantes em liga-leve a ajudas à condução.
O ID. Buzz foi concebido sobre a plataforma MEB, a mesma que a VW utiliza nos ID.3 e ID.4, mas com uma distância entre eixos maior. Apesar deste trunfo, a primeira versão do Pão de Forma eléctrico continuará a confiar num só motor, com 204 cv e colocado no eixo traseiro, bem como num pack de baterias com uma capacidade de 82 kWh (77 kWh úteis).
Isto permite ao ID. Buzz anunciar um consumo em WLTP de somente 18,9 kWh/100 km, o que justifica uma autonomia de 424 km. Tudo porque possui uma plataforma específica para eléctricos, o que lhe garante uma eficiência acima do que é possível conseguir com plataformas adaptadas.
Para se ter uma ideia de como o ID. Buzz é uma lufada de ar fresco no reino dos furgões comerciais, basta compará-lo com o Mercedes EQV 300, uma das referências deste tipo de veículos. Com uma bateria maior (100 kWh de capacidade total e 90 kWh úteis), o furgão do rival alemão anuncia um consumo de 28,2 kWh/100 km, isto é, um incremento de 49% face ao concorrente da VW, o que aliado a um peso superior (cerca de 2630 kg, face aos 2300 kg do Buzz) explica o facto de o EQV 300 reivindicar apenas uma autonomia de 355 km. Isto apesar de montar um motor com a mesma potência e possuir uma bateria maior, bateria essa que recarrega a 110 kW, contra 170 kW do furgão da VW.
A Mercedes oferece ainda o EQV 250, com a mesma potência mas uma bateria com apenas 66 kWh (60 kWh úteis), o que limita a autonomia a 231 km. Como seria de esperar, a VW vai lançar igualmente uma versão do ID. Buzz com uma bateria de apenas 52 kWh.
No que toca a dimensões, o EQV 300 é mais comprido, em termos absolutos, mas o facto de ter uma frente mais generosa, concebida para alojar motores de combustão e volumosas caixas de velocidade automáticas, rouba mais espaço ao habitáculo que, segundo a Volkswagen, deverá oferecer um espaço útil similar ao do ID. Buzz.