O torneio de ténis de Wimbledon poderá não distribuir pontos para os rankings mundiais feminino e masculino, na sequência da decisão nesta sexta-feira assumida pela ATP e pela WTA, que contestam a exclusão anunciada de russos e bielorrussos.

Primeiro, foi a ATP, que gere o circuito profissional masculino, a revelar, através de comunicado, que não haverá distribuição de pontos no prestigiado torneio inglês, terceira etapa do Grand Slam, caso se mantenham as exclusões de jogadores por sanção contra a invasão russa da Ucrânia.

“Se nada mudar, é com imensa pena e a contragosto que não vemos outra possibilidade que o retirar dos pontos ATP a Wimbledon para a edição de 2022“, refere o comunicado.

O torneio anunciou em 20 de abril a intenção de excluir os russos e bielorrussos, porque “nas circunstâncias de uma agressão militar injustificada e sem precedente, seria inaceitável que o regime russo tire o mais pequeno benefício da participação de jogadores russos ou bielorrussos“. Essa decisão, criticada no mundo do ténis, poderá ser revista “se as circunstâncias mudarem radicalmente até junho”.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Pouco tempo depois, foi a WTA, a organização do circuito feminino, a ir pelo mesmo caminho. “Atendendo à decisão de Wimbledon de não manter o compromisso de utilizar a classificação WTA para decidir da participação no torneio e de estabelecer um quadro parcial não baseado no mérito, a WTA toma a decisão difícil de não atribuir pontos WTA em Wimbledon este ano“, defende o comunicado.

Os organizadores do torneio de Wimbledon já reagiram e descreveram como “desproporcional” a decisão tomada pela ATP e pela WTA de não conceder pontos para o ranking mundial, caso se mantenha a exclusão de jogadores russos e bielorrussos, manifestando a sua “profunda deceção”.

A ATP tem aceitado que russos e bielorrussos compitam, com bandeira neutra, e sustenta que a posição de Wimbledon “põe em causa” o princípio da equidade bem como a integridade do sistema de classificação.

Por outro lado, acusa Wimbledon de seguir “recomendações” do governo britânico, não vinculativas, e que essas “recomendações informais permitiam a alternativa de participação sob bandeira neutra, após assinatura de declaração” contra a invasão da Ucrânia.

Os quatro torneios do Grand Slam não dependem diretamente da ATP e da WTA, mas são pontuáveis para o ranking mundial.