As Nações Unidas confirmaram esta quinta-feira que aceitaram o pedido das autoridades turcas para mudar o nome oficial do país na organização do inglês “Turkey” para a versão “Türkiye”.

A confirmação foi feita pelo porta-voz da ONU Stephane Dujarric. Dujarric afirmou que as Nações Unidas receberam esta quarta-feira o pedido oficial por parte do ministro dos Negócios Estrangeiros turco, Mevlüt Çavuşoğlu, em carta endereçada ao secretário-geral António Guterres. O pedido foi aceite “de imediato”.

O pedido turco surge depois de o Presidente Recep Erdoğan ter anunciado, em dezembro, que o país ia pedir para passar a ter o nome oficial de Türkiye em vários órgãos internacionais. “Türkiye é a melhor representação e expressão da cultura, civilização e valores do povo turco”, afirmou o Presidente, citado pela BBC.

Este é o nome que foi usado pela Turquia quando conseguiu independência, em 1923.

O objetivo da mudança é o de evitar a associação ao nome “turkey”, que em inglês significa peru. Essa explicação foi dada pela televisão estatal TRT, quando decidiu avançar com a mudança logo em dezembro.

Erdoğan também pediu às empresas turcas que passem a usar a expressão “made in Türkiye” nos produtos exportados para o resto do mundo.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR