A música chegava ao fim e com ela acabava também a rotina de Anita Álvarez, nadadora norte-americana que disputava a final de natação artística durante os Mundiais de natação de Budapeste. Porém, ao contrário do habitual, a atleta dos EUA não saiu da piscina para receber os aplausos dos espectadores, tendo antes desaparecido na água ao desmaiar.

A sua treinadora, Andrea Fuentes, não hesitou e lançou-se rapidamente à água de roupa vestida para a salvar e evitar um afogamento, num momento capturado e partilhado por vários internautas nas redes sociais.

Com a ajuda de um assistente da competição de natação sincronizada, Fuentes conseguiu retirar a atleta da piscina, que foi assistida pelos serviços médicos. “Foi tremendo, a Anita não respirava. Não o fez durante dois minutos. Tentei acordá-la com bofetadas e abrindo-lhe a mandíbula”, contou a treinadora ao programa de rádio El Partidazo de COPE. “Quando uma nadadora termina o seu exercício a primeira coisa que faz é respirar… Ela afundou e ninguém reagiu, então decidi atirar-me”, explicou.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Passados alguns minutos, a equipa norte-americana anunciou que Álvarez estava fora de perigo e a competição foi retomada, relata o jornal ABC. No final das provas, a atleta regressou à piscina com a sua equipa, tendo sido recebida com aplausos do público.

Para já não se sabe o que terá provocado o desmaio, mas este não foi o primeiro susto da atleta, nomeada Nadadora Sincronizada do Ano em 2016 e 2019 . Segundo o El Mundo, no ano passado, Álvarez passou por um episódio semelhante ao desmaiar durante o percurso pré-olímpico para os Jogos de Tóquio. Agora, a atleta vai ser submetida a novos exames.