O PlayStation Plus e o PlayStation Now unem-se num novo serviço que fica esta quinta-feira disponível em Portugal. O novo PlayStation Plus está disponível para os jogadores que ficam agora com a possibilidade de escolher entre três níveis de subscrição e todos acessíveis no mercado português, confirmou o Observador junto da Sony Interactive Entertainment.

O Plus permite que os utilizadores joguem os clássicos da PlayStation em streaming — como Infamous, Ape Escape ou Puppeteer. Além disso, têm a possibilidade de testar outros jogos considerados populares pela Sony antes de os comprarem. O número de funções disponível para cada jogador depende do modelo de assinatura que escolher:

O PlayStation Plus Essencial (8,99 euros por mês, 24,99 euros por três meses e 59,99 euros por um ano de subscrição)

Oferece a possibilidade de os jogadores transferirem dois jogos por mês sem custos adicionais. Inclui ainda o acesso ao modo multijogador online e o armazenamento na cloud para as gravações de jogos. Esta modalidade tem os mesmos benefícios que o antigo PlayStation Plus tinha. As outras duas modalidades já oferecem um maior catálogo de jogos.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

O PlayStation Plus Extra (13,99 euros por mês, 39,99 euros por três meses e 99,99 euros por um ano de subscrição)

O segundo pacote é mais caro porque, além das características do nível Essencial, oferece um catálogo de até 400 jogos transferíveis para PlayStation4 e PS5 — como Returnal, Demon’s Souls e Ghost of Tsushima: Director’s Cut.

Segundo explicou por escrito uma fonte da Sony Interactive Entertainment ao Observador, para ter acesso a esse “mundo” de videojogos basta que o utilizador escolha um jogo, faça o download e a instalação (sendo obrigatório que a consola tenha espaço suficiente para tal).

O PlayStation Plus Premium (16,99 euros por mês, 49,99 euros por três meses e 119,99 euros por um ano de subscrição)

É o modelo de subscrição que, para a Sony Interactive Entertainment, dá mais benefícios aos jogadores. Para além das vantagens que os outros dois níveis já incluem, o modelo premium disponibiliza ainda mais 340 jogos — com títulos da PS4 disponíveis em streaming na cloud e um catálogo de clássicos considerados populares da PlayStation original, PS2 e PSP. Quanto aos jogos da PS3 não é possível jogar os títulos originais de forma direta, sendo necessário recorrer ao streaming ou descarregar remakes ou remasterizações.

Neste nível são também disponibilizados trials de jogos para permitir aos jogadores experimentarem, por um tempo limitado, antes de os comprarem (ou não). Os utilizadores precisam de fazer download do trial de um jogo e podem utilizá-lo durante duas horas na maioria dos títulos.

Oferecer conteúdo selecionado de alta qualidade com ampla variedade de jogos” é o objetivo do novo serviço, afirma Jim Ryan, CEO da Sony Interactive Entertainment, citado numa nota enviada ao Observador.

Como é que os subscritores dos antigos serviços passam para o novo?

Os jogadores que subscreviam apenas o antigo PlayStation Plus migram automaticamente para o primeiro dos três novos modelos de subscrição: o Essencial. E, assim, os preços da subscrição e a data de pagamento não sofrem alterações.

Os subscritores do PlayStation Now, que também deixou esta quinta-feira de existir, “migram para o Premium” sem custos adicionais em função da tarifa de subscrição que já pagavam inicialmente. Os jogadores continuam no novo serviço “a ter acesso às vantagens do PlayStation Now pelas quais pagaram, incluindo a transferência e o acesso à transmissão de uma grande biblioteca de títulos novos e clássicos. Também terão acesso a todas as outras funcionalidades e vantagens do PlayStation Plus Premium, incluindo o acesso ao modo multijogador online e a jogos mensais”, esclareceu uma fonte oficial da Sony Interactive Entertainment ao Observador.

Existe ainda um terceiro cenário. E se o jogador tiver subscrito o PlayStation Plus e o PlayStation Now? Com o lançamento do novo serviço serão também transferidos “para o plano PlayStation Plus Premium e terão uma nova data de pagamento única definida, de acordo com a subscrição que terminar em último lugar”. Neste caso, os jogadores vão receber “uma notificação por e-mail acerca da sua nova data de pagamento e taxa de subscrição”.

O novo serviço é uma resposta ao XBox Game Pass?

O Xbox Game Pass da Microsoft  — considerado uma “Netflix dos jogos” — foi segundo a CNN um grande sucesso. Este serviço conta com um catálogo amplo de jogos que é continuamente atualizado e estabeleceu-se como a principal oferta no campo dos videojogos por ter preços relativamente mais acessíveis. O novo PlayStation Plus pode ser entendido como uma resposta ao sucesso da tecnológica rival, mas quando questionada pelo Observador, a Sony Interactive Entertainment rejeitou comentar.

“Não fazemos comentários sobre a nossa concorrência. Com o PlayStation Plus, oferecemos o maior catálogo de jogos disponível para os jogadores, e ainda recursos únicos e benefícios exclusivos que eles podem aproveitar. Fornecer experiências de jogo de alta qualidade está no topo das nossas prioridades”, explicou a empresa por resposta escrita.