O mundo inteiro está a unir-se em defesa dos Oceanos e, para o secretário-geral da Organização das Nações Unidas (ONU), António Guterres, esta é a batalha das nossas vidas. Estamos em plena Década dos Oceanos (2021-2030) e, na próxima semana vai realizar-se, de 27 de junho a 1 de julho, no Altice Arena, em Lisboa, a 2.ª Conferência dos Oceanos das Nações Unidas. Organizada em conjunto por Portugal e pelo Quénia, esta iniciativa visa trazer soluções e focar o papel de cada pessoa e organização na defesa dos mares e da vida marinha.

A nossa vida pela água

É nos Oceanos – o maior de todos os ecossistemas da Terra – que está o futuro da humanidade e do planeta. São eles que fornecem o oxigénio, regulam o clima e proporcionam a subsistência de muitos milhões de pessoas. São, verdadeiramente, uma fonte de vida. No entanto, quando admiramos a beleza do mar e o seu maravilhoso movimento, nem sempre nos apercebemos do mal que já foi causado e do sofrimento que ali acontece, com prejuízo para todos os seres vivos.

É urgente criar soluções e, mais do que isso, que todos nos comprometamos, a fundo, em salvar os Oceanos. Por isso a ONU vem lançando alertas e criando condições para que o futuro deixe de estar ameaçado. Ciente da necessidade de salvar o Planeta a EDP planeia investir 1,5 mil milhões de euros em projetos renováveis no oceano até 2025, reforçando a liderança na transição energética através da aposta na energia eólica offshore, com um claro foco na sustentabilidade deste recurso vital para garantir uma transição energética que combata de frente as alterações climáticas.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

A semana das soluções

Nesta 2.ª Conferência dos Oceanos das Nações Unidas, delegados de Estados-membros, organizações não governamentais, universidades, empresas e cientistas vão estar reunidos em Lisboa para encontrar as tão necessárias e urgentes soluções e devolver aos Oceanos a saúde que a própria humanidade feriu. Espera-se que este evento marque uma nova era no que toca ao desenvolvimento da Economia Azul e que, a partir daí, todos os compromissos sejam postos em prática.

EDP põe mais vida no ar e na água

Alinhados com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) que definem as prioridades da Agenda 2030 da ONU, os compromissos de investimento e de sustentabilidade da EDP vão estar em destaque na Conferência dos Oceanos, nomeadamente pela sua aposta na energia eólica offshore através da sua participação na Ocean Winds (OW). Trata-se de uma joint venture que detém em 50/50 com a Engie e é responsável pelo Windfloat Atlantic, o primeiro Parque Eólico Flutuante da Europa Continental, que coloca Portugal na vanguarda da tecnologia de produção de energia limpa, renovável e inesgotável.

O poder da Natureza por um futuro limpo

Instalado a 20 km da costa de Viana do Castelo, está prestes a completar 2 anos de atividade e tem tido uma performance acima do esperado. O projeto é composto por 3 turbinas eólicas montadas em plataformas flutuantes amarradas ao leito marinho por sistemas de ancoragem (evitando construções de profundidade e reduzindo ao máximo o impacto no meio ambiente), e estima-se que, ao longo da sua vida útil, vá evitar que, nada mais nada menos, cerca de 1 milhão de toneladas de CO2 sejam emitidas. É a nova forma de produzir energia e lutar pela vida do Planeta.

Investir no futuro

A ligação próxima da EDP à Conferência dos Oceanos da ONU é um passo natural, pela estratégia do grupo que, há quase duas décadas, vem apostando nas renováveis, sobretudo na energia eólica offshore bem como pelos compromissos que vem assumindo e que agora reforça com a sustentabilidade deste recurso. Por isso, além de estar presente no evento principal, o grupo irá promover e participar num conjunto de iniciativas associadas ao oceano.

  • Irá organizar, em conjunto com o Conselho Empresarial para o Desenvolvimento Empresarial (BCSD), um evento associado à Conferência dos Oceanos, a 1 de julho, no Convento do Beato. O “Business4Ocean” promoverá um debate com importantes vozes do setor sobre sustentabilidade, financiamento e as oportunidades que o oceano pode criar e contará com a presença do ministro da Economia e do Mar, António Costa Silva, de Sylvia Earle, reputada bióloga marinha da National Geographic Society, de António Pires de Lima, presidente do BCSD, e de Miguel Stilwell d’Andrade, presidente executivo da EDP.
  • Participará também no evento “From Lisbon to Sharm el-Sheikh: Accelerating Ocean-Based Climate Solutions”, que decorrerá na Conferência dos Oceanos, a 27 de junho. Miguel Setas, administrador do grupo EDP, será orador neste debate organizado pela UN Global Compact, High Level Climate Champions, Ocean and Climate Platform, UNFCCC e os Governos de Portugal, Emirados Árabes Unidos e Reino Únido, com o objetivo de reunir líderes empresariais, instituições financeiras, organizações não governamentais e representantes de governos para discutir como o potencial do oceano pode ajudar a atingir o objetivo de limitar o aumento da temperatura a 1.5º C até 2050.
  • Estará ainda representada pelo seu CFO Rui Teixeira no evento Ocean Finance Breakfast organizado pelo BBVA e a UN Global Compact dia 28 de Junho onde dará nota como o investimento em energia eólica offshore pela EDP e o compromisso com a transição energética contribui para um oceano mais sustentável, num evento que reunirá CEOs e outros stakeholders interessados na discussão do financiamento  da cadeia de valor e da transferência do financiamento do setor público e privado para a economia azul através do desenvolvimento de um pipeline de investimentos no oceano atrativos.
  • Participará no evento promovido pelos Governos de Portugal e do Quénia, a 28 de junho, no Centro de Congressos do Estoril, que pretende promover a discussão em redor de standards globais para uma política de sustentabilidade da economia azul, que possa dar suporte a instrumentos de financiamento, decisões de investimento e de negócio. O Sustainable Blue Economy Investment Forum contará com a presença, enquanto orador, de Miguel Stilwell d’Andrade, presidente executivo da EDP.
  • Por fim, a EDP organizará, em conjunto com o Turismo de Portugal e o Meo, um evento que aborda a sustentabilidade da indústria do surf. O “Let’s Sea”, que decorrerá a 29 de junho no Jardim da Música, em Lisboa, contará com a presença de Vera Pinto Pereira, administradora do grupo EDP, que irá reforçar a importância de promover o talento e a responsabilidade social nesta área.

Acompanhe a 2.ª Conferência dos Oceanos e, com o grupo EDP, orgulhe-se do que está a ser feito pela saúde dos nossos mares, do nosso ar e do nosso Planeta.