Bill Gates quer sair da lista das pessoas mais ricas do mundo e irá doar toda a sua fortuna à fundação filantrópica que detém com a sua ex-mulher Melinda French Gates, avançou o jornal espanhol El País.

O fundador da Microsoft anunciou na quarta-feira uma injeção de 20 mil milhões de dólares (aproximadamente 19,8 mil milhões de euros) na fundação. Com estes fundos, a organização, que é a maior associação privada de filantropia a nível global, garante que aumentará as suas despesas anuais em saúde global, pobreza e igualdade em 50% até 2026.

No seu blogue, Bill Gates esclareceu que tem o objetivo de doar toda a sua riqueza à fundação e destacou os investimentos que faz nas áreas da saúde e do ambiente.

“Faço subvenções e investimentos em questões de saúde nos EUA, incluindo a doença de Alzheimer, fora da fundação. Através da Breakthrough Energy, continuarei a investir e a doar fundos para combater as alterações climáticas. Espero que o trabalho nestas áreas produza dinheiro que também possa ir para a fundação”, disse.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Doar dinheiro não é um sacrifício para mim. Sinto-me privilegiado por estar envolvido na resolução destes desafios, gosto do trabalho e acredito ter a obrigação de retribuir à sociedade de uma forma que tenha o maior impacto possível na redução do sofrimento e na melhoria das vidas”, acrescentou.

A revista Forbes avançou que Bill e Melinda Gates são, neste momento, os maiores filantropos a nível mundial, com cerca de 55 mil milhões doados até ao momento.

Para além da fundação que detêm em conjunto, o casal concebeu a iniciativa Giving Pledge para convencer as pessoas mais ricas do mundo a doar metade da sua fortuna para causas sociais.

O magnata norte-americano Warren Buffet deixou metade da sua fortuna na fundação, nos últimos 15 anos, mas renunciou ao cargo de curador o ano passado.

Warren Buffett abandona Fundação Bill e Melinda Gates, onde deixou metade da sua fortuna

De acordo com a fundação, desde a sua criação em 2000, foram investidos 79,2 mil milhões de dólares na luta contra a pobreza, as doenças e a desigualdade.

Bill e Melinda Gates divorciaram-se em 2021, mas continuam a partilhar a presidência da sua fundação. No entanto, a dupla está à experiência durante dois anos. Se não conseguirem trabalhar de forma eficaz, Melinda deixará a fundação.

Bill e Melinda Gates estão oficialmente divorciados

Bill Gates expressou ainda a vontade de “cumprir a missão da fundação: dar a todas as pessoas a oportunidade de viverem vidas saudáveis e produtivas”.