O governo do Japão quer encorajar os jovens a beberem mais álcool e pretende “revitalizar” a popularidade das bebidas alcoólicas no país.

Para isso, foi lançado o concurso “Sake Viva!” (o nome de uma bebida nacional), promovido pela Agência Nacional de Impostos japonesa (National Tax Agency, em inglês), e as pessoas que tenham entre 20 e 39 anos devem apresentar propostas e “planos de negócio” para promover o consumo doméstico de bebidas alcoólicas no país.

“Novos produtos e designs“, bem como propostas de novas formas para estimular a venda de bebidas, utilizando o metaverso ou a inteligência artificial, são algumas das ideias que os participantes do concurso japonês devem apresentar.

A alteração dos hábitos da população devido à pandemia e a consequente diminuição das receitas fiscais provenientes dos impostos especiais de consumo levam o Japão a lançar este concurso, que decorre até ao dia 9 de setembro, segundo o jornal The Guardian.

O consumo de álcool caiu no Japão de uma média de 100 litros por pessoa por ano, em 1995, para 75 litros em 2020. Os impostos sobre o álcool representavam, em 2020, 1,7% da receita fiscal do país — valor que fica abaixo dos 3% de 2011 e dos 5% de 1980. Esta foi a maior queda na receita deste imposto em 31 anos.

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Existiu um declínio particularmente acentuado no consumo de cerveja, com o volume de vendas a cair 20%, para menos de 1,8 mil milhões de litros. O concurso, que quer incentivar o consumo de bebidas alcoólicas entre os mais jovens, tem o apoio do Ministério da Saúde do Japão, que disse esperar que as pessoas se lembrem de beber apenas “a quantidade apropriada” de álcool.

Os finalistas do concurso serão convidados para uma cerimónia de entrega de prémios, em Tóquio, no dia 10 de novembro. A Agência Nacional de Impostos deverá apoiar a comercialização das ideias do vencedor.

O The New York Times noticia que a ideia do governo japonês de revitalizar a popularidade das bebidas alcoólicas é oposta às medidas que foram sendo tomadas durante os últimos dois anos face à pandemia — como desencorajar a venda de álcool em restaurantes e bares ou colocar placas de “proibido beber” nas ruas.

O mesmo jornal escreve que o Japão tem atingido novos máximos de infeções de Covid-19, incluindo mais de 255 mil casos na passada quinta-feira. Isto faz com que muitos jovens se perguntem porque é que o executivo do Japão agora diz que não existem problemas em sair e ir beber álcool. Ainda nenhum dos fabricantes japoneses de álcool aderiu à iniciativa.