Houve um pouco de tudo em nova concentração da seleção francesa para os últimos dois jogos da Liga das Nações, a prova onde a campeã mundial não conseguira qualquer vitória em quatro encontros disputados. As dúvidas sobre a situação física de Paul Pogba a dois meses do Mundial, numa fase em que recupera de uma operação e vive ainda o pesadelo da tentativa de extorsão que teve o irmão como interveniente. O futuro de Didier Deschamps nos bleus quando a chegada de Zinedine Zidane parece uma mera questão de tempo. As lesões de elementos importantes como Lloris, Theo Hernández ou Kamara. Depois há Mbappé.

Outra vez os direitos de imagem: Mbappé volta a falhar ação publicitária com a seleção francesa

O avançado que, segundo o irmão de Pogba, foi alvo de bruxaria pelo médio parece tudo menos enfeitiçado (sendo que também não acreditou nessa acusação) mas nem por isso deixou de marcar a atualidade desde o início da concentração da equipa francesa de novo pela questão dos direitos de imagem, que fez com que recusasse entrar numa sessão fotográfica com alguns dos principais patrocinadores. “O Kylian Mbappé decidiu não participar na sessão de fotos prevista para esta terça-feira com a seleção de França depois de a Federação se ter recusado a mudar a convenção dos direitos de imagem dos jogadores”, explicou a assessoria de imprensa do avançado,através de um comunicado divulgado pela AFP.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Como aconteceu também no PSG este verão, a Federação Francesa de Futebol e admitiu rever os contratos dos direitos de imagem ainda antes do Mundial. “Queremos estabelecer um novo acordo que permita assegurar os seus interesses tendo em conta as legítimas preocupações e convicções expressas unanimemente pelos seus jogadores”, destacou o órgão, o que fez com que Mbappé entrasse numa das produções mas com essa garantia de que o iria fazer porque as coisas mudariam muito em breve.

Quem não achou piada nenhuma foram os principais patrocinadores, que em termos públicos asumiram que algo terá de mudar. “A federação Francesa precisa de dinheiro e a KFC aceitou pagar para ter essa imagem, foi por isso que pagámos. É uma crise de juventude por parte do Kylian Mbappé, talvez até um capricho. Ele comprometeu-se com a Federação em participar numa foto com outros quatro jogadores. Tudo tem sido respeitado. O nosso contrato não é com ele, mas sim com a Federação. Vamos parar de pagar e depois disso termina. Que querem que diga? “Que o Kylian não queira participar, de acordo, mas temos um problema jurídico com a Federação. No contrato que assinámos está formalmente escrito que podemos usar a imagem de todos os jogadores da seleção francesa”, explicou Alain Béral, vice-presidente da KFC em França, em declarações ao Sport Business Club a propósito do tema, antes de ser depois corrigido pela própria empresa que se colocou ao lado da Federação acreditando em soluções.

Agora era tempo de as atenções estarem centradas no campo, tendo em conta a importância da receção à Áustria no Stade de France em Saint-Denis. E as contas, para já, eram simples: uma derrota valia a descida automática ao segundo escalão da Liga das Nações, naquele que seria um golpe complicado de digerir para os gauleses. No entanto, e num encontro em que houve mais uma saída por lesão ainda a meio da primeira parte (Koundé), os campeões mundiais conseguiram ganhar na segunda parte com golos de Mbappé (56′) e Giroud (65′ ), sendo que o avançado do PSG teve ainda mais duas oportunidades flagrantes para marcar mais um golo e celebrar a recordar toda a polémica simulando uma máquina fotográfica. Ainda assim, na última jornada, a França corre o risco de descer de divisão caso não ganhe na Dinamarca.