Aviões militares russos e chineses entraram esta terça-feira em espaço aéreo da Coreia do Sul, na sequência de uma patrulha conjunta no Pacífico.

A informação foi confirmada esta quarta-feira pelo Ministério da Defesa russo. Em comunicado citado pela Reuters, o Kremlin confirma que as aeronaves — que incluíram o avião de guerra chinês H-6 e os bombardeiros de longo alcance russo Tu-95 e Tu-160 — sobrevoaram o Mar do Japão e o Mar da China Oriental, sustentando que estes “agiram estritamente de acordo com o previsto pela lei internacional”.

A nota russa surgiu na sequência do alerta, lançado pela Coreia do Sul, de que os aviões de guerra teriam invadido ilegalmente o seu espaço aéreo. De acordo com as forças armadas coreanas, dois aviões chineses entraram e saíram repetidamente da Zona de Defesa Aérea Coreana (KADIZ, na sigla inglesa) cerca das 05h50 locais (20h50 de terça-feira em Lisboa), regressando horas depois acompanhados de seis aeronaves russas, permanecendo durante cerca de 18 minutos no espaço aéreo.

As nossas forças armadas mobilizaram caças da Força Aérea para intercetar as aeronaves chinesa e russa em antecipação da sua entrada na KADIZ, por forma a implementar táticas preventivas em preparação para uma eventual contingência” afirmaram as forças armadas coreanas em comunicado, citado pela Reuters.

Também a Força Aérea de Autodefesa do Japão mobilizou caças na sequência da entrada dos bombardeiros chineses no Mar do Japão a partir do Mar da China Oriental onde, de acordo com o comunicado do Ministério da Defesa japonês, se fizeram acompanhar de dois drones russos.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Moscovo não reconhece a Zona de Defesa Aérea coreana. Já o regime de Pequim entende que esta não constitui espaço aéreo territorial e que qualquer país deve ter liberdade de circulação na zona em questão.

Coreia do Sul dispara tiros de aviso contra avião militar russo depois de este violar o espaço aéreo do país

Exercícios conjuntos entre Pequim e Moscovo não são novidade e já tinham sido previamente anunciados pelos dois países. Em 2019, aviões de guerra sul-coreanos dispararam centenas de tiros de aviso contra as forças russas após uma aeronave de Moscovo ter invadido o espaço aéreo na sequência de uma patrulha conjunta com a China.

Em agosto deste ano, a Defesa sul-coreana confirmou a entrada de aviões russos no seu espaço aéreo; três meses antes, uma incursão russa e chinesa na KADIZ ocorreu meros dias depois da tomada de posse de Yoon Suk-yeol como novo Presidente do país.