790kWh poupados com a
i

A opção Dark Mode permite-lhe poupar até 30% de bateria.

Reduza a sua pegada ecológica.
Saiba mais

Loader é como Sérgio: quer dormir com as orelhas a arder (a crónica do Desp. Chaves-FC Porto)

Este artigo tem mais de 1 ano

Conceição anda a estranhar a falta de atenção e Danny Loader também — por isso, decidiu marcar dois golos em quatro minutos para ser decisivo contra o Desp. Chaves e dar a vitória ao FC Porto (0-2).

O avançado inglês marcou os dois golos da partida já na segunda parte
i

O avançado inglês marcou os dois golos da partida já na segunda parte

Pedro Correia

O avançado inglês marcou os dois golos da partida já na segunda parte

Pedro Correia

Os timings continuam a ser para lá de estranhos: dias depois da vitória da Seleção Nacional frente à Suíça nos oitavos de final do Mundial do Qatar e antes do confronto da Seleção Nacional com Marrocos nos quartos de final do mesmo Mundial do Qatar, o FC Porto jogava em Chaves para a Taça da Liga.

Em pleno feriado, numa quinta-feira fria e de chuva, os dragões visitavam o Desp. Chaves na segunda jornada da fase de grupos da Taça da Liga e depois de terem escorregado em casa com o Mafra. Ainda assim, e face à nova igualdade que o mesmo Mafra não conseguiu evitar contra o Vizela no início da semana, a equipa de Sérgio Conceição tinha a possibilidade de se isolar na liderança do grupo e ficar muito perto do apuramento para a fase seguinte. Para isso, porém, tinha de vencer um conjunto de Vítor Campelos que ficou no 8.º lugar na altura da interrupção do Campeonato para o Mundial.

Ficha de jogo

Mostrar Esconder

Desp. Chaves-FC Porto, 0-2

Fase de grupos da Taça da Liga

Estádio Municipal Eng. Manuel Branco Teixeira, em Chaves

Árbitro: Cláudio Pereira (AF Aveiro)

Desp. Chaves: Paulo Vítor, João Correia, Queirós, Steven Vitória, Sandro Cruz (Bruno Langa, 54′), Guima, Euller (Jonathan Arriba, 54′), Obiora (Juninho, 77′), Luther Singh (Abass, 77′), João Teixeira, Héctor Hernández

Suplentes não utilizados: Gonçalo Pinto, Sarr, Edu, Benny, Jô Batista

Treinador: Vítor Campelos

FC Porto: Cláudio Ramos, João Mário, Fábio Cardoso, Marcano, Wendell, Uribe (Bernardo Folha, 90+2′), Grujic, Pepê (Gonçalo Borges, 83′), Galeno (André Franco, 88′), Danny Loader (Taremi, 83′), Toni Martínez (Evanilson, 88′)

Suplentes não utilizados: Samuel Portugal, David Carmo, Gabriel Veron, Rodrigo Conceição

Treinador: Sérgio Conceição

Golos: Danny Loader (55′ e 59′)

Ação disciplinar: cartão amarelo a Euller (51′), a Luther Singh (54′), a Steven Vitória (70′), a Guima (82′), a Héctor Hernández (90+3′)

Com timings tão estranhos, precisamente, o treinador do FC Porto não esconde que é necessário encontrar novos formatos de motivação. “Até eu sinto que o meu nome não é tão falado nas televisões, é uma coisa estranha. Gosto de ser falado, mal ou bem, e acho que o jogador deve ter o mesmo sentimento. Temos algumas estratégias, dei-lhes como trabalho de casa ver o Mafra-Vizela e depois no dia seguinte não perguntei nada, porque sabia que tinham visto. Todas as atenções estão viradas para o Mundial e esquecemos um bocadinho aquilo que é a nossa competição, o nosso dia a dia. O trabalho é feito exatamente da mesma forma mas, se calhar até de uma forma inconsciente, a tendência é essa. Jogamos um jogo e depois jogamos outro daí a 15 dias. Falta-nos a competição, estar nessa boa pressão de que muitas vezes falamos em jogos decisivos. Precisamos disso, dessa pressão de que muitos não gostam mas que eu adoro. É deitar-me com as orelhas a arder de tanta gente que manda uma bitaitada sobre mim. Até estou a achar estranho não haver ninguém a falar do Conceição”, atirou o técnico na antevisão da partida.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Assim, e numa fase em que o Mundial já está nos quartos de final, Sérgio Conceição já podia conta com os internacionais cujas seleções já foram eliminadas: o iraniano Taremi, o sérvio Grujic e ainda o canadiano Stephen Eustáquio, ainda que este último continuasse a ser baixa por ter regressado lesionado. Neste contexto, o treinador dos dragões colocava Grujic no onze inicial, deixando Taremi ainda no banco, e apostava em Galeno, Pepê, Danny Loader e Toni Martínez, com Cláudio Ramos a ser o dono natural da baliza na ausência de Diogo Costa. Do outro lado, Vítor Campelos também contava novamente com Steven Vitória, que esteve no Qatar ao lado de Eustáquio a representar o Canadá.

Seja superstição ou maldição, há mesmo um fantasma debaixo da cama (a crónica do FC Porto-Mafra)

Numa primeira parte disputada a alta intensidade, com ambas as equipas a deixarem claro que pretendiam alcançar a liderança do grupo, o FC Porto assumiu o ascendente da partida à passagem do quarto de hora inicial e foi criando perigo através de transições rápidas e da velocidade de Galeno. Toni Martínez dava-se muito ao jogo e teve o primeiro lance mais perigoso, com um remate de fora de área que passou por cima da baliza (10′), e ia sendo o elemento mais disruptivo da equipa ao movimentar-se sem bola para abrir espaços no último terço e criar desequilíbrios.

Os dragões beneficiaram de uma superioridade clara até à meia-hora, com Paulo Vítor a roubar o golo a Pepê (15′) e a Fábio Cardoso (19′) com grandes intervenções, mas o Desp. Chaves acordou no último quarto de hora do primeiro tempo e reequilibrou as dinâmicas para conquistar mais tempo de posse de bola e infiltrar-se no meio-campo adversário. Guima e Euller eram os jogadores mais inspirados na transição ofensiva dos flavienses, garantindo uma noite difícil a Uribe e Grujic no setor intermédio, e Cláudio Ramos tornou-se crucial a segurar o empate ao defender um cabeceamento de Héctor Hernández à queima-roupa (39′).

Ao intervalo, com o empate sem golos a persistir, o FC Porto não estava a vencer mas já ia deixando uma imagem muito mais positiva do que aquela que ficou do jogo com o Mafra no Dragão: a equipa de Sérgio Conceição apresentava uma agressividade semelhante à habitual no Campeonato, pressionava alto e não cedia grandes espaços, fatores que só atribuíam mérito à exibição corajosa do Desp. Chaves.

[Carregue nas imagens para ver alguns dos melhores momentos do Desp. Chaves-FC Porto:]

Nenhum dos treinadores fez alterações ao intervalo mas Vítor Campelos foi forçado a mexer logo nos primeiros minutos da segunda parte devido a uma aparente indisposição de Sandro Cruz — lançando Bruno Langa para substituir o lateral emprestado pelo Benfica e aproveitando também para trocar Euller por Jonny Arriba. O FC Porto entrou melhor do que o Desp. Chaves no segundo tempo, encostando os flavienses ao respetivo último terço e procurando claramente não adiar muito mais a inauguração do marcador. E chegou lá ainda antes da hora de jogo.

Na sequência de um transição rápida pelo corredor central que acabou na ala direita graças a um ressalto, João Mário tirou um cruzamento perfeito para a grande área e Danny Loader, praticamente sem oposição, desviou ao primeiro poste para marcar (55′). Instantes depois, com Toni Martínez a recuperar a bola na faixa esquerda para acelerar e cruzar atrasado já junto à linha de fundo, o jovem avançado apareceu novamente a atirar de primeira para ainda beneficiar de um desvio em João Queirós e estrear-se a bisar pelo FC Porto (59′).

Até ao fim, à exceção de uma bola no poste de Danny Loader (76′) e do regresso de Taremi à competição com a camisola dos dragões depois da participação no Mundial, já pouco aconteceu. O FC Porto venceu o Desp. Chaves e subiu à liderança do grupo da Taça da Liga, dependendo apenas de si mesmo para chegar aos quartos de final da competição. Tal como Sérgio Conceição, também Danny Loader anda a estranhar a ausência de atenção — e fez questão de bisar para que, pelo menos esta quinta-feira, possa adormecer com as orelhas a arder.

Assine por 19,74€

Não é só para chegar ao fim deste artigo:

  • Leitura sem limites, em qualquer dispositivo
  • Menos publicidade
  • Desconto na Academia Observador
  • Desconto na revista best-of
  • Newsletter exclusiva
  • Conversas com jornalistas exclusivas
  • Oferta de artigos
  • Participação nos comentários

Apoie agora o jornalismo independente

Ver planos

Oferta limitada

Apoio ao cliente | Já é assinante? Faça logout e inicie sessão na conta com a qual tem uma assinatura

Ofereça este artigo a um amigo

Enquanto assinante, tem para partilhar este mês.

A enviar artigo...

Artigo oferecido com sucesso

Ainda tem para partilhar este mês.

O seu amigo vai receber, nos próximos minutos, um e-mail com uma ligação para ler este artigo gratuitamente.

Ofereça artigos por mês ao ser assinante do Observador

Partilhe os seus artigos preferidos com os seus amigos.
Quem recebe só precisa de iniciar a sessão na conta Observador e poderá ler o artigo, mesmo que não seja assinante.

Este artigo foi-lhe oferecido pelo nosso assinante . Assine o Observador hoje, e tenha acesso ilimitado a todo o nosso conteúdo. Veja aqui as suas opções.

Atingiu o limite de artigos que pode oferecer

Já ofereceu artigos este mês.
A partir de 1 de poderá oferecer mais artigos aos seus amigos.

Aconteceu um erro

Por favor tente mais tarde.

Atenção

Para ler este artigo grátis, registe-se gratuitamente no Observador com o mesmo email com o qual recebeu esta oferta.

Caso já tenha uma conta, faça login aqui.

Assine por 19,74€

Apoie o jornalismo independente

Assinar agora