Após as renhidas eleições presidenciais, Lula da Silva foi o eleito pelo povo brasileiro. Para o primeiro dia do ano de 2023 está marcada a tomada de posse do petista, que põe fim ao ciclo de Jair Bolsonaro. São esperadas pelo menos 300 mil pessoas para assistir ao desfile presidencial e à cerimónia oficial.

Segundo o jornal da Globo, a tomada de posse tem de cumprir um protocolo minucioso, que este ano está a cargo de Janja, a futura primeira-dama, que adianta que o roteiro institucional irá decorrer “com pequenas e poucas alterações” do que se espera da tradição.

O evento por norma tem início às 14h30 com o desfile do presidente, num carro oficial aberto, pela Esplanada dos Ministérios, a começar na Catedral de Brasília e a realizar a sua primeira paragem no Congresso Nacional. Lula e o seu vice-presidente Geraldo Alckmin serão recebidos pelos presidentes da Câmara dos Deputados, e no local devem estar presentes o Procurador-Geral da República e a presidente do Supremo Tribunal Federal.

O jornal brasileiro explica que após a receção, terá lugar uma sessão solene às 15h, e nesse momento o Presidente e Vice-presidente eleitos têm de jurar o seu compromisso constitucional, assinar o termo de posse e falar ao país. Dada como terminada a sessão, o protocolo previa uma salva de 21 tiros de canhão, mas Janja indica que o ritual não irá realizar-se para não perturbar pessoas portadoras de deficiência e animais.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

O momento que se segue é um dos mais esperados e questionados após os conturbados protestos da oposição. Quem vai entregar a faixa presidencial a Lula da Silva?

Apoiantes de Bolsonaro provocam tensão na fronteira com o Paraguai

Por volta das 17h o carro presidencial deve seguir para o Palácio do Planalto. Como ditam as regras, o presidente cujo mandato cessou deve entregar a faixa ao recém-empossado, no entanto Bolsonaro garantiu que só participaria na cerimónia se considerasse as eleições “limpas”. O conservador ainda não confirmou a presença no evento, mas num discurso aos seus apoiantes no palácio da Alvorada, no passada sexta-feira, o atual mandatário não reconheceu a vitória do adversário e pediu às forças armadas para se manterem ao lado do povo.

“Dói, dói na alma”. Bolsonaro quebra silêncio após derrota nas eleições presidenciais

Para terminar, Lula da Silva vai desfilar até ao Palácio do Itamaraty, onde vai receber as autoridades internacionais e chefes de Estado que estiverem presentes na posse. Confirmadas estão já as presenças do Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, e de outros líderes como João Lourenço, presidente de Angola, e Alberto Fernández, presidente da Argentina.

Para animar as celebrações, a Globo adianta que já estão dezenas de artistas confirmados, como Pablo Vittar, Valesca Popozuda, Maria Rita e Martinho da Vila para atuar nos palcos Gal Costa e Elza Soares, que homenageiam dois grandes nomes de música brasileira, que morreram este ano.