“Magnético”, com texto e encenação de Abel Neves, é a nova peça do Centro Dramático de Évora (Cendrev), que se estreia esta quinta-feira no Teatro Garcia de Resende, na cidade alentejana, anunciou a companhia teatral.

A nova produção, a primeira deste ano, estreia-se às 21:30 e vai estar ’em cena’ no centenário Teatro Garcia de Resende até 12 de março, disse o Cendrev em comunicado.

Trata-se de “um espetáculo sobre dois casais que se encontram casualmente, numa bomba de gasolina desativada, e em que razão e sentidos se entrelaçam no amor, com humor”, explicou a companhia profissional de teatro.

“Desta vez, pudemos chamar o dramaturgo, que nos ajudou a escolher a peça que vamos apresentar e também aceitou ser ele a assumir a direção da montagem”, destacou o diretor do Cendrev, José Russo, citado no comunicado.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Segundo o mesmo responsável, “contar uma história escrita por Abel Neves é sempre um desafio que entusiasma” a companhia e “poder contar com o autor na direção de toda a construção do espetáculo é um verdadeiro luxo”.

Em “Magnético”, ao longo de 100 minutos, dois casais que não se conhecem, Oliveira e Marina e Dulce e Adriano, procuram gasolina para os seus carros, insolitamente parados algures na serra, à noite, pode ler-se na sinopse do espetáculo.

“Mas as bombas não servem gasolina há muito e os proprietários – dois irmãos [Raposo e Mateus] – habitantes solitários do lugar, são tão enigmáticos quanto a própria vida”, acrescentou.

Nessa noite, num lugar inóspito, com uma velha bomba de gasolina e uma cabana, também muito consumida, a vida acontece ao sabor do enigma.

“Razão e sentidos enlaçam-se em capricho e até com humor e tanto podem inquietar como esclarecer. Natureza e humanidade: que força tem o amor? A mesma do destino? O amor está insinuado e, parece, convertido em força de mistério. Talvez ‘Magnético’ seja uma comédia anormal sobre a insuficiência humana”, segundo a sinopse.

De acordo com o Cendrev, a peça é interpretada por Ana Meira, Hugo Olim, Ivo Luz, Jorge Baião, José Russo e Maria Marrafa.

Até 12 de março, no Garcia de Resende, o público pode assistir ao espetáculo de quarta-feira a sábado às 21:30 e aos domingos às 16:00, estando agendadas sessões com tradução de língua gestual portuguesa para os dias 04 e 05 de março.