É das mais novas entre a Seleção, é das que tem menos experiência em competições seniores internacionais apesar de ter marcado presença nos últimos Europeus de Pista Coberta, é das atletas com mais “vitalidade” no grupo de 22 que representam Portugal em Istambul este ano. Numa especialidade com grande tradição nacional mas que perdeu muito fulgor com o passar dos anos (Fernanda Ribeiro ganhou dois ouros em 1994 e 1996, Sara Moreira venceu a prova no ano de 2013), Mariana Machado continua a ser uma espécie de oásis no meio fundo e voltou a mostrar que, aos 22 anos feitos em novembro, é das atletas com maior potencial de evolução no panorama português, alcançando agora mais uma final internacional.

Mariana Machado bate recorde pessoal e consegue apuramento para a final dos 3.000 metros dos Europeus de Pista Coberta

A correr na primeira de duas eliminatórias de apuramento dos 3.000 metros, a atleta do Sp. Braga (que foi eleita Atleta do Ano pelo clube minhoto, sendo um dos principais expoentes nas modalidades) terminou a corrida sozinha e sem fazer um bom tempo (9.07,78) mas na oitava posição, podendo ainda acalentar a esperança de passar mediante o que acontecesse na segunda eliminatória. Não entrando nas 12 qualificadas diretas, Mariana Machado foi a terceira melhor da zona de repescagens e avançou para a final como tinha acontecido em Torun há dois anos, onde terminou depois na 11.ª posição na corrida decisiva.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

“Gostava de ter corrido mais rápido mas tenho de estar orgulhosa porque concilio a minha vida desportiva com o quinto ano de Medicina, no qual estou a fazer estágio atualmente, enquanto as minhas adversárias são quase todas profissionais. Espero voltar ainda mais forte amanhã [sexta-feira]. Tive esta oportunidade de voltar a correr aqui e espero que seja abaixo dos nove minutos”, comentou a atleta que em 2021 tinha qualificado com 8.59,39. “Estou muito contente por ter este lugar na final. Era o primeiro objetivo que tinha, passar e estar entre as melhores da Europa. Apesar de a marca não ter correspondido às minhas expectativas, consegui por um bocadinho mas é porque merecia e porque mereço”, acrescentou.

Outra medalha para uma grande esperança nacional: Mariana Machado ganha bronze nos Europeus Sub-23 de Corta-Mato

A expetativa era essa, a realidade acabou por não correr dessa forma: a vice-campeã nacional dos 3.000 metros em Pista Coberta não terminou a final realizada esta sexta-feira, que teve vitória da alemã Hanna Klein (8.35,87, recorde pessoal). A compatriota Konstanze Klosterhalfen ficou com a medalha de prata (8.36,50), ao passo que a britânica Melissa Courtney-Bryant ganhou o bronze (8.41,19). A título de curiosidade, a portuguesa foi uma das duas atletas que repetiram presença na corrida decisiva dos Europeus de Pista Coberta em comparação com o ano de 2021 (a neerlandesa Maureen Koster foi a outra).