A primavera vai chegar de mansinho, mas vai chegar. A primeira mudança no tempo acontece já este fim de semana, com o fim do frio intenso. Pela segunda, e grande reviravolta, é preciso esperar mais oito dias: a partir de domingo, dia 12, o calor vai mesmo apertar, com as temperaturas máximas a atingirem os 24ºC/25ºC — ou até mais no Alentejo.

O melhor é explicar as coisas cronologicamente. E, em véspera de fim de semana, é bom avisar que vem aí o ponto final para estas noites geladas. A partir desta sexta-feira, as temperaturas mínimas começam a subir, deixando de se registar temperaturas mínimas negativas (ainda que se mantenham baixas em relação ao normal para esta época do ano).

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Mas se o frio se vai, o sol também. As nuvens vão surgir já este sábado, com o céu muito nublado em algumas zonas do país, e é possível que chova, sobretudo no Centro e no Sul (dificilmente a Norte). Para domingo, as previsões são semelhantes: alguns períodos de chuva, que na Serra da Estrela ainda podem ser de neve.

Ou seja, o padrão meteorológico altera-se por completo. Portugal deixa de estar sob a influência de uma massa de ar polar ártico, e passa a ser sujeito a uma corrente completamente contrária, vinda de oeste, com características marítimas. Isso permitirá a passagem de vários sistemas frontais pela Península Ibérica ao longo da semana, todos eles associados a muita nebulosidade, ainda que nenhum pareça trazer chuva intensa.

Será um semana de instabilidade, com um carrossel de pequenas tempestades, devido a estas massas de ar húmido de origem atlântica, que obrigarão de novo a usar guarda-chuvas e gabardinas, mas já não sobretudos e camisolões. Ao longo da semana, segundo as previsões do IPMA, as temperaturas mínimas irão oscilar entre 1 e 7°C no interior Norte e Centro e entre 6 e 12°C em toda a faixa litoral, Alentejo e Algarve. Quanto às temperaturas máximas, deverão atingir valores entre 11 e 20°C no interior Norte e Centro e variar entre 15 a 21°C no litoral e a Sul.

No fim de semana de 11 e 12, muda tudo outra vez. A culpa passa a ser de um anticiclone que se vai instalar sobre a Península Ibérica e provocar tempo seco, ventos fracos e uma nova e grande subida das temperaturas. Aí sim, a primavera meteorológica chega com uma semana de antecedência em relação à do calendário.

De tal forma o calor pode apertar que o IPMA prevê para domingo, 12, máximas entre os 16 e os 24°C, com alguns locais do Alentejo a poderem ultrapassar os 25°C.

Nas ilhas, é verão na Madeira e primavera nos Açores.