790kWh poupados com a
i

A opção Dark Mode permite-lhe poupar até 30% de bateria.

Reduza a sua pegada ecológica.
Saiba mais

Um daqueles dias em que foi pau, pedra, poste e trave. Mas Paulinho foi o fim do caminho (a crónica do Portimonense-Sporting)

Este artigo tem mais de 1 ano

O Sporting tentou tudo e não conseguiu quase nada, com Pote a desperdiçar um penálti e a falhar dezenas de golos. No fim, valeu Paulinho — que garantiu a vitória dos leões contra o Portimonense (0-1).

O avançado português marcou o único golo do jogo já na segunda parte
i

O avançado português marcou o único golo do jogo já na segunda parte

LUSA

O avançado português marcou o único golo do jogo já na segunda parte

LUSA

Quando o sorteio dos oitavos de final da Liga Europa ditou que o Sporting terá de enfrentar o Arsenal na próxima eliminatória, todas as análises, antecipações e antevisões frisaram o mesmo: os leões teriam de chegar ao confronto com os ingleses assentes em quatro vitórias consecutivas e com esse élan que dava motivação e confiança.

A última peça do puzzle, naturalmente, teria de ser alcançada este sábado. O Sporting deslocava-se ao Algarve para defrontar o Portimonense e teria de vencer para juntar esse triunfo aos conquistados contra o Desp. Chaves, o Midtjylland e o Estoril. Para além disso, uma vitória deixava desde já os leões a uns condicionais dois pontos do Sp. Braga e quatro do FC Porto, já que tanto minhotos como dragões só entravam em campo depois do apito final em Portimão.

Ficha de jogo

Mostrar Esconder

Portimonense-Sporting, 0-1

23.ª jornada da Primeira Liga

Estádio Municipal de Portimão, em Portimão

Árbitro: Gustavo Correia (AF Porto)

Portimonense: Nakamura, Lucas, Park, Relvas, Pedrão, Maurício, Pedro Sá (Diaby, 45′), Lucas Ventura (Yony González, 75′), Seck (Ricardo Matos, 83′), Ouattara (Rui Gomes, 83′), Welinton

Suplentes não utilizados: Nogueira, Paulo Estrela, Tornich, Bruno Reis, Yago

Treinador: Paulo Sérgio

Sporting: Adán, Diomande, Coates (Matheus Reis, 60′), Gonçalo Inácio, Ricardo Esgaio, Manuel Ugarte (Paulinho, 74′), Morita, Nuno Santos (Jeremiah St. Juste, 85′), Marcus Edwards (Trincão, 85′), Chermiti, Pedro Gonçalves

Suplentes não utilizados: Franco Israel, Rochinha, Bellerín, Mateo Tanlongo, Arthur Gomes

Treinador: Rúben Amorim

Golos: Paulinho (77′)

Ação disciplinar: cartão amarelo a Pedrão (13′), a Coates (33′), a Ricardo Esgaio (35′), a Ouattara (39′), a Welinton (72′), a Rui Gomes (90+3′)

“Sabemos que, mesmo fazendo o nosso trabalho, se os outros não perderem pontos é difícil. Mas volto a dizer: não precisamos de mais motivação, estamos abaixo do lugar onde devíamos estar. Temos de vencer amanhã. Estamos mais pressionados desde o início porque estamos atrás, isso dá-nos ansiedade a toda a hora porque temos de vencer rapidamente. Amanhã vamos encontrar uma equipa que aposta nas transições, nas bolas paradas. É um momento importante da época. Preparar jogos sobre vitória é melhor, já falhámos em momentos destes e temos de vencer”, explicou Rúben Amorim na antevisão da partida.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Neste contexto e com Ugarte de regresso depois de o uruguaio ter cumprido castigo contra o Estoril, o treinador leonino recuperava a titularidade de Diomande, Gonçalo Inácio, Esgaio e Chermiti, com St. Juste, Matheus Reis, Bellerín e Paulinho a começarem no banco. Pote voltava ao trio ofensivo depois de ter estado no meio-campo na última jornada, precisamente devido ao castigo de Ugarte, e Trincão saía do onze inicial com a mudança de posição do internacional português. Do outro lado, num Portimonense que entrava em campo no 12.º lugar, Paulo Sérgio fazia três alterações face à derrota da última jornada em Famalicão.

Os instantes iniciais demonstraram desde logo qual seria a dinâmica do jogo: o Portimonense apresentava-se com as linhas muito recuadas, colocando os quatro defesas na zona central no momento sem bola e os alas a fechar nas laterais, defendendo as investidas do Sporting com um setor defensivo de seis elementos. Os leões eram naturalmente superiores, tinham quase toda a posse de bola e começavam a construir já no meio-campo adversário, com Diomande a revelar-se uma peça crucial na hora de iniciar o movimento ofensivo.

Os leões iam atacando com recurso a algumas nuances táticas que procuravam desbloquear o muro do Portimonense. No corredor direito, Esgaio atuava mais por dentro e deixava a ala para Edwards enfrentar Seck sozinho e explorar as claras fragilidades defensivas do senegalês. Ugarte e Gonçalo Inácio protagonizaram as duas primeiras oportunidades da partida, com dois remates de longe que passaram por cima (8′ e 11′), e Edwards ficou muito perto de inaugurar o marcador na sequência de um passe de Diomande a rasgar a defesa (16′).

A equipa de Rúben Amorim teve uma ocasião crucial para marcar ainda nos 20 minutos oficiais, com Pedrão a evitar o golo de Morita em cima da linha (17′), e Pote falhou o alvo com um pontapé já na área após uma assistência de Nuno Santos (28′). O Portimonense praticamente não passava do meio-campo e fez o primeiro remate já depois da meia-hora, com um livre direto de Maurício (35′), e o Sporting ia insistindo com oportunidades consecutivas mas uma clara falta de eficácia que prolongava o nulo.

Já perto do intervalo, Ouattara fez falta sobre Nuno Santos no interior da grande área mas Pote, na conversão da grande penalidade, manteve a ineficácia leonina e atirou por cima da baliza (41′). No fim da primeira parte, o Sporting estava ainda empatado com o Portimonense no Algarve, já tinha desperdiçado um penálti e não conseguia capitalizar uma superioridade clara em que só faltava mesmo o golo.

[Carregue nas imagens para ver alguns dos melhores momentos do Portimonense-Sporting:]

Rúben Amorim não mexeu ao intervalo mas Paulo Sérgio fez desde logo uma substituição, trocando Pedro Sá por Diaby e recuando Maurício no relvado. O Sporting ficou muito perto de abrir o marcador logo nos instantes iniciais, com Park a arriscar o autogolo com um alívio que esbarrou na trave (47′), e Pote protagonizou duas oportunidades consecutivas com um pontapé que Nakamura parou com uma enorme defesa (51′) e outro mais em jeito que passou ao lado (52′).

O treinador dos leões mexeu à passagem da hora de jogo, trocando Coates por Matheus Reis e passando Gonçalo Inácio para o corredor central da defesa, e o Sporting continuou a desperdiçar ocasiões com um lance em que Nakamura evitou o golo de Esgaio (63′) e outro em que Pote acertou no poste (65′). O tempo ia passando, o relógio não parava e o resultado mantinha-se a zeros, com Amorim a fazer a segunda substituição já à beira do quarto de hora final para colocar Paulinho no ataque e tirar Ugarte.

E o avançado acabou por tornar-se crucial. Pote cruzou a partir da esquerda e para uma grande área onde parecia não estar ninguém e Paulinho, com um movimento perfeito, desviou já em esforço para finalmente desbloquear o marcador na primeira vez em que tocou na bola (77′). O Portimonense ainda ameaçou o empate nos instantes finais, com o Sporting a perder o controlo do jogo, mas Adán segurou a vitória em duas ocasiões.

O Sporting venceu o Portimonense no Algarve e carimbou a tal quarta vitória consecutiva na antecâmara da receção ao Arsenal para os oitavos de final da Liga Europa. Num dia de franca desinspiração na finalização e de dezenas de oportunidades desperdiçadas, Paulinho acabou por ser a solução dos leões para desbloquear um nulo que parecia definitivo.

Assine por 19,74€

Não é só para chegar ao fim deste artigo:

  • Leitura sem limites, em qualquer dispositivo
  • Menos publicidade
  • Desconto na Academia Observador
  • Desconto na revista best-of
  • Newsletter exclusiva
  • Conversas com jornalistas exclusivas
  • Oferta de artigos
  • Participação nos comentários

Apoie agora o jornalismo independente

Ver planos

Oferta limitada

Apoio ao cliente | Já é assinante? Faça logout e inicie sessão na conta com a qual tem uma assinatura

Ofereça este artigo a um amigo

Enquanto assinante, tem para partilhar este mês.

A enviar artigo...

Artigo oferecido com sucesso

Ainda tem para partilhar este mês.

O seu amigo vai receber, nos próximos minutos, um e-mail com uma ligação para ler este artigo gratuitamente.

Ofereça artigos por mês ao ser assinante do Observador

Partilhe os seus artigos preferidos com os seus amigos.
Quem recebe só precisa de iniciar a sessão na conta Observador e poderá ler o artigo, mesmo que não seja assinante.

Este artigo foi-lhe oferecido pelo nosso assinante . Assine o Observador hoje, e tenha acesso ilimitado a todo o nosso conteúdo. Veja aqui as suas opções.

Atingiu o limite de artigos que pode oferecer

Já ofereceu artigos este mês.
A partir de 1 de poderá oferecer mais artigos aos seus amigos.

Aconteceu um erro

Por favor tente mais tarde.

Atenção

Para ler este artigo grátis, registe-se gratuitamente no Observador com o mesmo email com o qual recebeu esta oferta.

Caso já tenha uma conta, faça login aqui.

Assine por 19,74€

Apoie o jornalismo independente

Assinar agora