Jorge Pichardo, pai do atleta de triplo salto Pedro Pablo Pichardo, respondeu à polémica com Nelson Évora: “O Pedro é bom, tanto na pista como fora dela. Percebe? Para que não haja enganos. É a única coisa que temos. E por isso estou a dizer tudo isto. Porque ele não vai ter problemas com o Pedro, ele vai ter problemas comigo“, avisou o também agente de carreira do atleta em entrevista à SIC.

“Sou melhor que tu… Aceita.” Pichardo responde a Évora: “Não sou uma prostituta”

As tensões entre Pedro Pablo Pichardo e Nelson Évora voltaram a acentuar-se depois de, numa entrevista à Rádio Observador, o atleta do FC Barcelona, com origem cabo-verdiana e naturalizado português ao fim de 11 anos em território nacional — Nelson Évora chegou a Portugal aos seis anos —, ter criticado o processo de naturalização do colega, natural de Cuba, por ter obtido a nacionalidade portuguesa em alguns meses.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Depois de Pichardo ter respondido a Nelson Évora nas redes sociais, e de a Federação Portuguesa de Atletismo ter criticado as afirmações do atleta na entrevista, agora também o pai do atleta luso-cubano veio prestar declarações sobre o caso. Em entrevista à SIC, garantiu que os dois desportistas comunicavam mesmo depois do processo de naturalizado. Mas tudo mudou “da noite para o dia”.

“Não é à toa que Pichardo está em Portugal. Fiz o que fiz, tive de sair do clube mas Nelson Évora vai ser sempre Nelson Évora”

“Parece ter sido um problema terem dado a nacionalidade ao Pedro. Pelo menos eu e o meu filho é como se não o conhecêssemos”, descreveu Jorge Pichardo. Mas recusa que o atleta seja alvo de bullying por parte de Nelson Évora: “Não sabem o que é fazer bullying. E nós não entendemos isso. O que fazem aqui, falar e criticar, é bullying? Isso não é bullying, é pirraça e palhaçada, não nos preocupa”.

Ouça aqui o episódio do podcast “A História do Dia” sobre a rivalidade entre Évora e Pichardo.

A nacionalidade de Pichardo foi “comprada”?

Ainda assim, Jorge Pichardo considera que “era altura de o Pedro responder”. “Como quando o fez pela primeira vez [ndr: Nelson criticar Pichardo] não lhe respondemos, parece que pensa que pode continuar a fazê-lo“, continuou. Assegurando que o filho é bom, e não apenas na categoria de atletismo que pratica, Jorge Pichardo avisou Nelson Évora: é com ele, não com o filho, que pode vir a ter “problemas”.