Era um sonho tornado realidade. Sem qualquer experiência no ATP, Henrique Rocha, que era o 590.º do ranking, recebeu um convite da organização para entrar no qualifying do Estoril Open e arriscou aquilo que poderia ser a oportunidade de uma vida aos 18 anos. Conseguiu. E o triunfo diante do húngaro Mate Valkusz, que não sendo um jogador também conhecido ocupada o lugar 238 da hierarquia, permitiu não só a entrada pela primeira vez num quadro principal do circuito mundial como também o feito histórico de se tornar o jogador português mais novo de sempre a participar na principal competição de ténis nacional.

“Se alguém dissesse que ia estrear-me no quadro de um ATP antes de um Challenger diria que estava maluco! Esta é a semana do meu aniversário e lembro-me que ganhei o meu primeiro ponto na minha semana de anos, num domingo de Páscoa. A primeira pessoa que vi aqui quando entrei na sexta-feira foi o Casper Ruud e fiquei logo com respeito. Acima de tudo, estou a tentar aproveitar a experiência de trabalhar perto deles, ver as rotinas. É uma experiência fantástica mas estou focado em mim, no meu trabalho”, frisou o maiato que é irmão do atual vice-campeão nacional, Francisco Rocha, após uma vitória ao fim de 1h22.

Agora, seguia-se a realidade. A possibilidade de avançar também esta semana na primeira ronda de um torneio do ATP acabou por não passar de um sonho frente ao espanhol Bernabé Zapata Miralles. No entanto, até a exibição frente ao atual 43.º do rankin, sobretudo no primeiro set, mostrou que tem potencial para que a presença no Estoril Open deixe de ser um sonho e se torne realidade com uma outra frequência.

Num encontro atípico onde levou os primeiros jogos de serviço do espanhol sempre às vantagens e podendo ter a possibilidade de fazer o break, a maior experiência de Bernabé Zapata acabou por imperar face ao campeão nacional de juniores que faz na quinta-feira 19 anos (que no ano passado chegou às meias de Roland Garros em pares juniores ao lado do norte-americano Nick Godsick, perdendo para aquela que seria a dupla vencedora com o lituano Edas Butvilas e o croata Mili Poljicak por 4-6, 3-6 e 10-8), fechando o primeiro set com 6-4 antes de dominar mais à vontade o segundo, que ganhou por 6-2 ao fim de 1h37.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR