O Instagram está de volta ao normal, depois de na noite de domingo, por volta das 23h (hora portuguesa), se terem registado queixas de centenas de milhares de utilizadores da aplicação, que deram conta de não conseguirem aceder à plataforma.

No Twitter, a conta oficial da rede social anunciou, à 1h19 de Portugal, que o Instagram estava “de volta”, pedindo desculpa pelo “problema”, cuja causa não especificou.

“Tivemos uma breve interrupção e resolvemos o problema que a causou”, disse simplesmente a rede social que pertence à Meta. A empresa tinha, horas antes, reconhecido os problemas no “acesso” ao Instagram num comunicado enviado à The Verge.

Segundo a plataforma Downdetector, que rastreia problemas com sites na internet, às 23h32 (hora de Lisboa) eram já quase 180 mil as queixas de internautas impedidos de entrar. Já de manhã, o mesmo site mostrava que por volta da 1h da manhã as queixas terão acalmado, não havendo neste momento registo de novos erros.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Ao final da noite de domingo, utilizadores que tentassem entrar na aplicação para telemóvel eram confrontados com as seguintes mensagens de erro ao tentarem consultar o feed de publicações e as histórias:

Segundo a Forbes, a falha afetou utilizadores à escala global.