Os cinco concelhos do país que não dispõem de biblioteca municipal vão passar a ter um serviço itinerante, graças a financiamento do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR), no valor total de 700 mil euros.

Os contratos de financiamento entre três dos cinco municípios beneficiários (Marvão, Terras de Bouro e Vila Viçosa) e o Gabinete de Estratégia, Planeamento e Avaliação Culturais (GEPAC) do Ministério da Cultura foram assinados esta segunda-feira na Pousada de Vila Viçosa, no distrito de Évora.

Já os contratos de financiamento para a criação de bibliotecas itinerantes em Aljezur e Calheta (São Jorge, Açores) vão ser assinados mais tarde.

Em 2023, persistem cinco concelhos no país que não têm bibliotecas municipais e viemos assinar um protocolo para que esses cinco passem a ter bibliotecas itinerantes”, afirmou o ministro da Cultura, Pedro Adão e Silva, no final da sessão de assinatura.

Assinalando que este apoio vai permitir que o país tenha “uma cobertura nacional das bibliotecas“, o governante frisou que as populações vão poder “ter livros, e isso é um instrumento fundamental, crucial para a cultura”.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Pedro Adão e Silva lembrou ainda “aquilo que as bibliotecas são hoje”: “espaços comunitários, de pertença, de criação de vínculos e de laços comunitários”, espaços que também se revelam “instrumentais para que muitos daqueles que ainda não têm capacidade e acesso às tecnologias possam continuar a relacionar-se com os serviços públicos”.

Adão e Silva adiantou que este financiamento está integrado na medida de apoio e modernização tecnológica da rede bibliotecas do PRR, referindo que esta dispõe de uma verba total de cerca de seis milhões de euros.

A compra de novos equipamentos informáticos e sistemas de informação para 239 bibliotecas públicas, a constituição de bibliotecas itinerantes e online, a digitalização de acervos, o apoio à tradução de obras literárias, à edição de “audiobooks” e “ebooks”, à modernização e transição digital das livrarias e à criação da Plataforma de Empréstimo de Livros Eletrónicos são ações anunciadas no âmbito desta medida.

Segundo o titular da pasta da Cultura, atualmente, existem no país cerca de 60 bibliotecas itinerantes.