O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, chegou nesta quarta-feira ao Canadá, para uma visita oficial de cinco dias que disse esperar que seja “um grande momento de agradecimento à comunidade portuguesa” neste país.

Em declarações aos jornalistas, à chegada ao hotel onde ficará instalado em Montreal, o chefe de Estado referiu que durante esta visita também terá um encontro com o primeiro-ministro canadiano, Justin Trudeau, na sexta-feira, em Toronto.

Marcelo Rebelo de Sousa adiantou que, nessa ocasião, tenciona “reforçar o convite que o senhor primeiro-ministro português lhe formulou para ir à Web Summit”, ele que é um cultor e um defensor da ciência, da tecnologia e do futuro”.

“Mas, para além disso tudo, é a presença portuguesa e a ligação a Portugal, no passado, no presente e virada para o futuro que marca naturalmente aqui esta vinda ao Canadá, pela qual eu tanto esperava”, afirmou.

O Presidente da República tinha ao seu lado o ministro dos Negócios Estrangeiros, João Gomes Cravinho, que o acompanha nesta visita.

Esta deslocação ao Canadá — onde segundo o recenseamento de 2021 vivem cerca de 450 mil pessoas de origem portuguesa — coincide com as celebrações dos 70 anos da chegada dos primeiros emigrantes portugueses oficialmente registados.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR