O Governo declarou a utilidade pública de várias expropriações de propriedades em redor da Avenida Engenheiro Edgar Cardoso, em Gaia, por onde passará a Linha Rubi do Metro do Porto, foi esta sexta-feira publicado em Diário da República.

Segundo o documento assinado pelo secretário de Estado da Mobilidade Urbana, “a disponibilidade dos terrenos a expropriar reveste-se de particular importância, dado que a empreitada contempla variáveis muito complexas do ponto de vista estrutural e geotécnico, motivando que o prazo previsto para execução da mesma seja de 33 meses”.

A declaração de utilidade pública “com caráter de urgência” autoriza a Metro do Porto a tomar a posse administrativa de 34 parcelas nas imediações daquele troço, “ao abrigo dos artigos 15.º e 19.º do Código das Expropriações”. Em causa estão terrenos desde a Avenida Eng. Edgar Cardoso até à zona da Arrábida, em Gaia, que receberá a Linha Rubi (Casa da Música — Santo Ovídio).

Relatório da Linha Rubi do Metro do Porto conta com 22 participações

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Os encargos financeiros das expropriações “são da responsabilidade da sociedade Metro do Porto, S. A., para os quais dispõe de cobertura financeira, tendo prestado caução para garantir o pagamento dos mesmos”, pode ainda ler-se no despacho do Governo.

A Linha Rubi inclui a construção de uma nova ponte sobre o rio Douro e terá um custo total de 435 milhões de euros, dos quais 299 milhões têm financiamento garantido pelo Plano de Recuperação e Resiliência (PRR), e a sua construção terá de estar finalizada até meio de 2026.

Em Gaia, as estações previstas para a Linha Rubi são Santo Ovídio, Soares dos Reis, Devesas, Rotunda, Candal e Arrábida e, no Porto, Campo Alegre e Casa da Música.

Em Santo Ovídio, a Linha Rubi (H) ligará à linha Amarela (D), e na Casa da Música haverá ligações às linhas do tronco comum (A, B, C, E, F) e à futura Linha Rosa (G). Haverá ainda ligação ao comboio na estação das Devesas (Vila Nova de Gaia) e na futura estação de alta velocidade em Santo Ovídio, também em Gaia.