Luís Buchinho vai encerrar a única loja da marca, no Porto, no final do mês de outubro. A informação foi avançada pelo designer ao Observador, à margem da apresentação na 61ª edição da ModaLisboa, que decorre até domingo, 7 de outubro, no Pátio da Galé, em Lisboa.

“Vou fechar a loja, sim”, confirmou sem querer avançar mais detalhes. A loja ficava no número 812 da Rua de Sá da Bandeira, na Invicta. Sobre o futuro da marca, Luís Buchinho garante que o objetivo será “apostar no digital e nas lojas multimarca”, bem como no “atendimento personalizado”.

O criador português, detentor de uma marca homónima desde 1992, recusa falar numa “estratégia”: “Estratégia é um nome demasiado oficial para aquilo que faço. Vou indo e vou adaptando. Não há uma estratégia. Imponho-me metas ou objetivos e vou sempre seguindo um bocadinho a corrente. E, neste momento, a corrente diz-me que ter aquela estrutura daquela maneira não é uma coisa que seja viável hoje em dia. Estamos há três anos numa carência tremenda financeira derivada por milhares de fatores que todos nós conhecemos. Não adianta continuar a discutir isso. Há que agir de uma maneira em que isso se torne mais leve.”

A coleção que apresentou este sábado na ModaLisboa, com propostas para a próxima primavera-verão, já indiciava mudanças. “A viver uma mudança de paradigma no conceito da marca”, lia-se no descritivo.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Nuno Gama sai da ModaLisboa e apresenta desfile no Castelo de São Jorge: “Chegou a altura de fazer o meu caminho”

“É talvez a minha coleção mais humana, mais pensada diretamente na pessoa que a vai vestir”, contou ao Observador após o desfile. Ao som do rebentar das ondas do mar, pela passerelle percorreram silhuetas tranquilas, com peças em cores aguadas que envolvem o corpo em materiais suaves e naturais como o algodão, linho ou a seda. “Queria uma coisa que fosse muito transversal, muito intemporal e que se torne naquilo que ouço dizer as pessoas que me compram a roupa: os melhores amigos do armário. Isso para mim é uma coisa muito importante”.

Nome sonante na moda nacional, Luís Buchinho formou-se em design de moda pelo Citex, atual Modatex, no Porto, em 1989. Lançou a marca própria em 1992. Em 2007, abriu a sua primeira loja, no número 122 da Rua José Falcão, no Porto. Ao longo carreira recebeu vários prémios, incluindo dois Globos de Ouro, em 2012 e 2016.

Os últimos meses têm sido tempos atribulados na moda portuguesa. Em junho, Diogo Miranda pôs um ponto final na carreira de 16 anos e Nuno Baltazar declarou insolvência da loja, no Porto, aberta desde 2018. Em setembro, o designer Nuno Gama decidiu abandonar a estrutura ModaLisboa.