O filme-concerto da cantora norte-americana Taylor Swift, assente na atual digressão “Eras Tour”, foi o mais visto no fim de semana de estreia nos cinemas portugueses, segundo dados do Instituto do Cinema e Audiovisual.

“Taylor Swift: The Eras Tour” estreou-se na passada sexta-feira, 13 de outubro, em 56 salas portuguesas, e em três dias de exibição somou 15.856 espectadores, tendo sido o mais visto naquele período.

O filme registou ainda 208.268 euros de receita de bilheteira, com os bilhetes a custarem 13,13 euros, um valor que foi definido pela própria artista, explicou a exibidora Cinema NOS.

Realizado por Sam Wrench, “Taylor Swift: The Eras Tour” foi gravado em três concertos em agosto passado na Califórnia, Estados Unidos, durante a atual digressão de Taylor Swift, que passará por Lisboa em maio de 2024. O filme tem quase três horas de duração e atravessa a carreira da cantautora norte-americana.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Com a estreia simultânea em vários países a 13 de outubro, o filme já somou a nível global 123,5 milhões de dólares, ou seja, cerca de 116 milhões de euros de receita de bilheteira, batendo recordes para a estreia de um concerto filmado, segundo contas da revista Variety.

The Eras Tour. Filme-concerto de Taylor Swift bate recorde como o mais rentável da história

O jornal Los Angeles Times lembrou esta terça-feira que Taylor Swift contornou o habitual sistema de estreias comerciais nos Estados Unidos ao negociar diretamente o filme-concerto com a maior cadeia de cinemas, o AMC Theatres, num acordo através do qual recebe 57% das receitas de bilheteira.

A estreia deste filme-concerto já foi encarada, nos Estados Unidos e Canadá, como um momento importante no mercado da exibição ainda em recuperação pós-pandemia da Covid-19, a juntar a filmes como “Barbie”, “Oppenheimer” e “Super Mário Bros — O Filme”.

Para Taylor Swift, um fenómeno global na música e entretenimento, o filme-concerto é mais uma parcela da lucrativa digressão internacional “Eras Tour” que passa por Portugal a 24 e 25 de maio de 2024, no Estádio da Luz, em Lisboa, e termina em novembro do próximo ano no Canadá.